A sétima edição da Escola Regional de Alto Desempenho da Região Nordeste (ERAD/NE 2026) acontece nos dias 8, 9 e 10 de julho de 2026, na CESAR School Brum, em Recife. A ERAD/NE é promovida pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e pela Comissão Regional de Alto Desempenho do Nordeste (CRAD/NE), da qual sou um dos membros fundadores.

O público-alvo da ERAD/NE 2026 são estudantes de graduação e pós-graduação, professores, pesquisadores e profissionais da área de Computação de Alto Desempenho (HPC) e áreas que fazem uso intensivo de supercomputação. O evento promove a integração da comunidade HPC do Nordeste, oferecendo uma programação diversificada e de alta qualidade para fortalecer colaborações e impulsionar o avanço da área na região. O evento conta com palestras convidadas, minicursos, apresentação de trabalhos científicos por estudantes de graduação e pós-graduação, além de um bootcamp em HPC. A ERAD/NE 2026 busca fortalecer a comunidade de alto desempenho no Nordeste, proporcionando um ambiente de aprendizado, networking e inovação, fortalecendo a parceria entre a academia e o setor produtivo.
A equipe do Centro de Computação de Alto Desempenho da UFPE estará integralmente presente no evento, interagindo com os principais representantes da comunidade HPC no Brasil.
