Plataforma Analítica Multiusuária – BioAltern
Centro de Bioequivalência certificado pela Anvisa
RE 3.209, de 24/08/2023
Centro de Equivalência Farmacêutica habilitado pela Anvisa
RE 699 de 02/03/2023
Laboratório Associado da Rede Nacional de Métodos Alternativos (RENAMA-MCTI)
Laboratório Associado



O Núcleo de Desenvolvimento Farmacêutico e Cosmético (NUDFAC) está localizado no Departamento de Ciências Farmacêuticas (DCFAR) do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e foi fundado pelo Professor Dr. Davi Pereira de Santana no ano de 1999:
Somos um laboratório de Instituição Federal de Ensino Superior com diversos trabalhos desenvolvidos e publicações científicas, além de prestação de serviços para diversas Indústrias Farmacêuticas. Vários estudantes de Estágio, Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado utilizam a estrutura dos diferentes laboratórios do NUDFAC-UFPE para elaboração de seus trabalhos de pesquisa
Desde a sua fundação a base das atividades do NUDFAC-UFPE é a realização de pesquisas científicas com formação de estudantes de diferentes níveis, além da prestação de serviços na área de Desenvolvimento de Produtos Farmacêuticos medicamentos e cosméticos, bem como na avaliação da qualidade destes produtos através de ensaios in vitro, ex vivo e in vivo (não-clínicos e clínicos).
Implantamos a platforma multiusuária denominada BioAltern, com o objetivo de consolidar ações de caráter multidisciplinar, mantendo e otimizando as metodologias, ainda aceitas, já do nosso inteiro domínio, e por outro lado, ampliando nosso conhecimento com novas técnicas atualmente preconizadas, em geral usadas como substituição parcial ou total dos modelos animais, até então, largamente empregados. Basicamente estes métodos alternativos usam como substratos, diversos modelos celulares ou sistemas de análises in situ que evitam ou diminuem o sofrimento dos animais de laboratório, ao mesmo tempo que mimetizam mais de perto os procedimentos/tratamentos em tempo real, em humanos.
“Centro habilitado pela Anvisa para realização de estudos de Equivalência de Produtos Semissólidos, incluindo os ensaios de permeação.”
(RE 699 de 2 de março de 2023)
“Recentemente recebemos o CERTIFICADO DE BOAS PRÁTICAS EM BIODISPONIBILIDADE/BIOEQUIVALÊNCIA PARA AS ETAPAS: Clínica.”

