A Coleção Arthropoda da UFPE, mais especificamente a coleção Entomológica, foi estabelecida em 2000, por meio de uma iniciativa do projeto “Padrões de biodiversidade como instrumento de gestão ambiental na região da Caatinga” (Programa Xingó), desenvolvido no período de 1999 a 2001. Na ocasião foram depositadas centenas de exemplares de insetos coletados em ambientes de Caatinga e até hoje a CEUFPE recebe constantemente espécimes oriundos de projetos de pesquisa, ensino e extensão. Atualmente, a CEUFPE reúne cerca de 50 mil exemplares, 10% deles com seus dados informatizados e disponibilizados no sistema speciesLink – CRIA (http://www.splink.org.br/). Grande parte desse material vem sendo coletado do nordeste do País, em ambientes de Caatinga e floresta Atlântica. Iniciativas de permutas e doações, estabelecidas a partir de colaborações entre os pesquisadores da CEUFPE e outros do Brasil, tem propiciado um incremento importante ao acervo que, hoje, consta de exemplares de variadas localidades brasileiras. Uma colaboração de extrema importância foi a estabelecida com o Departamento de Genética da UFPE, por meio da qual foram doados inúmeros exemplares de insetos devidamente identificados em termos taxonômicos de espécie, na sua maioria. Outra, não menos importante, vem sendo mantida desde 2006 com a Universidade Federal do Mato Grosso, em nome do Dr. Fernando Z. Vaz-de-Mello, que vem auxiliando de forma significativa na formação de uma coleção de referência para identificação dos exemplares de Scarabaeoidea.
A Coleção Entomológica consta com um acervo de holótipos (duas espécies), parátipos (13 espécies) e de exemplares de duas espécies ameaçadas de extinção, uma delas endêmica da Caatinga. O material tipo, de extrema importância em uma coleção, se refere a exemplares coletados durante o desenvolvimento de projetos de alunos de graduação e pós-graduação da região, refletindo significativamente com o crescimento do acervo entomológico.
O acervo da CEUFPE reúne exemplares de Coleoptera (besouros), Lepidoptera (borboletas e mariposas), Hymenoptera – Formicidae (formigas) e Hymenoptera – Apoidea (abelhas). A Coleção de Coleoptera reúne cerca de 30 mil exemplares, pertencentes a 301 espécies e os dados de 7.300 espécimes já se encontram informatizados. O grupo melhor representado é Scarabaeidae, que inclui os besouros conhecidos popularmente como rola – bosta e todos os exemplares estão identificados em nível taxonômico de espécie. A Coleção de Formicidae (Hymenoptera) apresenta 933 espécimes de 150 espécies e deste total os dados de 46 espécies encontram-se informatizados e todos os exemplares estão identificados em nível de gênero e morfoespécie. A Coleção de Hymenoptera – Apoidea abriga 33510 espécimes e 1220 espécies identificadas. Todos os exemplares estão informatizados. A Coleção de Lepidoptera apresenta 859 espécimes e 221 espécies. Todos os exemplares estão informatizados.
A curadoria da coleção é executada pela Dra. Luciana Iannuzzi, Professora Associada IV do Departamento de Zoologia da UFPE e credenciada no Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal da UFPE, além de pesquisadora . A principal linha de pesquisa da curadora é Sistemática e Ecologia de Coleoptera, com ênfase em Scarabaeidae.
Para mais informações sobre as pesquisas da professora Luciana, acesse no site do laboratório: https://labtei.wixsite.com/ufpe