Pesquisa e Direito é disciplina obrigatória do curso de graduação em direito da UFPE. Ministrada em 30 horas, 15 encontros semanais, ela conta com o seguinte Plano:

DISCIPLINA: Pesquisa e direito – 30h  2020.3 = REMOTO

Docente: Artur Stamford da Silva (Prof. Titular da UFPE ; Pesquisador CNPq 1D)

 

 1 Pressupostos: palavras sobre o curso e a adversidade COVID-19


As condições a que todos estamos impostos diante do COVID-19 nos conduzem a vivenciar experiências de ter que pensar o impensável. Como estamos nos moldando a tudo isso é o desafio individual, psicológico, e social, coletivo.

Este curso foi montando considerando os desafios do momento. Sem, por isso, mediocrizar o ensino do direito. Não cabe realizar uma disciplina sem qualidade devido às adversidades de ensino e aprendizagem atuais.

Considerando as peculiaridades de cada pessoa, colocamo-nos favoráveis ao trabalho remoto por entender que sua não realização implicaria exclusão da oportunidade de atividades acadêmicas. Sabemos, nos sensibilizamos e solidarizamos aos vários casos de depressão, angústia, alcoolismo, suicídio, violência doméstica, desemprego resultante da pandemia COVID-19. Assim como nos sentimos sensíveis aos que nos relataram desejo de se ocupar na esperança de ver se lida melhor com seus sentimentos nesse momento e, quem sabe, desanuviar dificuldades e problemas. A isso, somamos nosso pleno e total desacordo com o argumento que ensino não é atividade essencial para a sociedade. A prática de estímulo ao discurso de ódio implementada no Brasil e no mundo nos últimos anos, só pode ser freada com reações ativas sem recorrer ao ódio. Assim não fosse, é se igualar. O processo de estímulo ao ódio contra o ensino público e gratuito, contra docentes e funcionários públicos que chegou ao ponto de manifestações públicas em defesa do fechamento do Supremo Tribunal Federal, requer reações pacíficas de oposição com exemplo.

Por mais que a educação envolva atividades de ensino/pesquisa/extensão, ensino é a vitrine. A Universidade se oferece só ensino, segue sendo considerada universidade. A que só oferece pesquisa e extensão, sem ensino, perde o adjetivo de Universidade, podendo vir a ser instituto de pesquisa ou outra espécie de instituição, mas não Universidade.

É nesse espírito que me dispus e defendo o oferecimento de atividade de ensino, mesmo sob condições adversar como estas.

A ideia desse semestre 2020.3, para graduação, me soa perfeita, não só porque servirá para observamos, na prática, as condições reais que a UFPE tem para oferecer ensino de qualidade na modalidade remota, como para testar nossas condições sentimentais, emocionais, físicas e tecnológicas. As decisões de que o discente pode desistir de cursar a disciplina a qualquer momento e de que, aquele que não lograr aprovação, não ter a reprovação computada em seu histórico escolar, foram fundamentais para me convencer que vale sim apoiar e me mover ao desafio de vivenciar essa experiência.

Com esses pressupostos e condições foi que acolhi a ideia do semestre 2020.3, montei esta proposta de curso, a qual está aberta para alteração conforme conversas com os matriculados e, com o andamento da disciplina, os problemas, enganos e dificuldades que venham a ser identificados e/ou apresentados pelos cursistas, por mim e pelo monitor, sejam dialogados para que venhamos a buscar a sua revisão e correção, desde que não implique mediocrizar o ensino jurídico.


2 Metodologia (didática)
Cada sala de Classrom será referente à Turma C4 Quartas 9h às 11h; Turma P4 = Quintas, 18h30 às 20h10).

2.1 Atividades síncronas – conversas via Meet – endereço constante no Banner da sala no Classroom;

2.2 Atividades assíncronas – trabalhos a serem depositados no Classroom.

O discente que não puder estar presente no horário da turma na que está matriculado poderá participar do encontro Meet no horário da outra turma.

O(a) discentes que não puder participar das atividades síncronas deve contar o docente para verificarem alternativas e soluções ao caso.

 

3 Avaliação
Em se tratando de curso remoto, a avaliação consistirá em duas notas.

A primeira será referente à presença e participação nos encontros via Meet, nos dias e horários da disciplina e constante na sala do ClassRoom.

A segunda nota será referente às atividades que serão realizadas e depositadas pelo cursista ao longo do curso, a ser depositada na sala do Classroom.

Os critérios de avaliação serão:

a) participação nos debates dos encontros sincrônicos;

b) esmero nos trabalhos realizados e entregues nas datas constante no calendário da sala Classroom

c) trabalho final do curso = Relatório de pesquisa – trabalho em grupo.

 

Será realizado Exame final: prova objetiva sobre o conteúdo do curso.

4 PROGRAMA – 30 horas conforme distribuição disposta na tabela abaixo

4.1 Atividades síncronas – consistirão em conversas via Meet, pelo endereço constante no Banner da sala no Classroom.

 4.2 Atividades assíncronas – trabalhos a serem depositados no Classroom.

O discente deverá anexar na sala do Classrrom sua atividade.

 

5 PROGRAMA – 30 horas – 15 encontros (2h cada)

 

C4

P4

 

Conteúdo

19/ago.
(Qua)

20/ago.
(Qui)

Aula

Pesquisa e Direito. Visitar o site: https://sites.ufpe.br/moinhojuridico/cursos/pesquisafdr/

26/ago.

27/ago.

Aula

Projeto de pesquisa

02/set.

03/set.

Aula

Citação e referências

09/set

10/set.

Atividade

Introdução ao projeto de pesquisa

16/set

17/set.

Aula

Práticas com citações e referências

23/set.

24/set.

Aula

Devolutiva da Introdução

30/set.

01/out.

Aula

o Metodologia: métodos e técnicas

07/out.

08/out.

Seminário

Projeto de Pesquisa Completo (trabalho individual)

14/out.

15/out.

Aula

Análise de dados. prática com excel e AD

28out.

29/out.

Aula

TCC – Monografia

04/nov.

05/nov.

Avaliação

Entrega do relatório de pesquisa (Trabalho em grupo)

 

 

 

Final: prova objetiva sobre o conteúdo do curso.