A profissão surgiu durante o período pré-cristão, era mais voltada para o cuidado da sobrevivência humana, as práticas eram mais instintivas, sendo essa assistência realizada predominantemente por mulheres. Nessa época, as doenças eram caracterizadas por serem penitências ou até mesmo castigo divino. Durante o passar do tempo, essa assistência finalmente começou a ganhar destaque e assumir um papel de extrema importância na sociedade. Contudo, é importante pontuar que nesse período não era apenas o cuidado que gerava preocupação e sim o conhecimento que o envolvia.
Sendo assim, não podemos deixar de mencionar a Florence Nightingale, nascida a 12 de maio de 1820, em Florença, Itália, era filha de ingleses. Possuía inteligência incomum, tenacidade de propósitos, determinação e perseverança. Destacou-se principalmente quando atuando como enfermeira na guerra da Criméia onde a mortalidade entre os soldados hospitalizados era de 40%. Florence estendeu sua atuação desde a organização do trabalho, até os mais simples serviços de limpeza do chão.
A mortalidade decresce de 40% para 2%. Os soldados fazem dela o seu anjo da guarda e ela será imortalizada como a “Dama da Lâmpada” porque, de lanterna na mão, percorre as enfermarias, atendendo os doentes. Durante a guerra contrai tifo e ao retornar da Criméia, em 1856, leva uma vida de inválida.
ENFERMAGEM NO BRASIL
Teve inicio durante o período colonial até o século XX, os cuidados eram realizados por escravos com base terapêutica com as ervas medicinais. O primeiro hospital (Santa Casa da Misericórdia) foi inaugurado em 1543, seguindo os padrões portugueses e teve auxilio dos próprios moradores da região.
Neste cenário temos uma personagem importante para a Enfermagem no Brasil, a Ana Nery, nascida em 13 de dezembro de 1814, na Bahia. Trabalhou como voluntária em hospitais durante a guerra do Paraguai. Mesmo com todas as dificuldades, condições precárias que encontrou, destacou-se pela dedicação nas atividades que exercia. Trabalhou até o fim da guerra, na qual perdeu um de seus filhos e um sobrinho, que se alistara como voluntário da pátria.
REFERÊNCIAS
HISTÓRIA DA ENFERMAGEM. Disponível em: https://www2.unifap.br/enfermagem/sobre-o-curso/historia-da-enfermagem/
VOCÊ CONHECE A HISTÓRIA DA ENFERMAGEM?. Disponível em: https://enfermagemflorence.com.br/historia-da-enfermagem/