Biocombustíveis

Projetos em Desenvolvimento

Projetos na área de pesquisa biocombustíveis em desenvolvimento no LITPEG-UFPE.

BioValue – Valorização de Cadeia Produtiva descentralizada de biomassa visando à produção de biocombustíveis avançados: desenvolvimento e avaliação de rotas termoquímicas integradas à produção da biomassa (Biovalue-H2020)

Órgão Financiador – PETROBRAS, KLABIN, SUZANO, EMBRAER, FACEPE

Descrição: O objetivo é valorizar a cadeia produtiva de resíduos de biomassa, de forma descentralizada no local de produção, visando à produção de biocombustíveis avançados pelas rotas de conversão termoquímica.

Síntese, simulação e otimização de uma unidade de produção de combustíveis renováveis: diesel verde e bioquerosene de aviação

2022-2025

Órgão Financiador – CNPq

Descrição: O objetivo é desenvolvel processo de produção de diesel verde e bioquerosene de aviação a partir de óleos vegetais.

SustenBioEnergy – Valorização das cadeias produtivas sustentáveis de açaí e tucumã no Pará e Amazonas via produção de Bio-óleos, compostos bioativos, gasolina, querosene e diesel verdes, bio carvão, e ligantes de asfalto

2022-2025

Órgão Financiador – CNPq

Descrição: O objetivo é valorizar as cadeias produtivas do açai e tucumã para produção de biocombustíveis e bio-produtos.

Catalisadores de Ni, Cu e Mo aplicados na desoxigenação de composto modelo e resíduo de óleo vegetal, via pirólise

Órgão Financiador – CAPES

Descrição: O objetivo é estudar catalisadores de metais de transição para conversão de resíduos de óleos vegetais em biocombustíveis. Aluno de doutorado: José Sabino da Silva Neto 2019-2023.

Catalisadores de baixo custo para conversão de Biomassa para obtenção de biocombustíveis

Órgão Financiador – FACEPE

Descrição: O objetivo é estudar catalisadores para conversão de resíduos de cana e outros resíduos para produção de biocombustíveis. Aluno de doutorado: Denisson de Oliveira Libório.

Consórcio microalgas-bactérias: estratégia sustentável para produção de energia renovável e tratamento terciário do esgoto sanitário

Financiamento: FACEPE

Descrição: A intensificação de fenômenos climáticos extremos tem impulsionado a transição da matriz energética para formas mais sustentáveis, com as novas estações de tratamento de esgotos visando à autossuficiência energética. As tecnologias anaeróbias-aeróbias, podem ser otimizados para produzir biocombustível e biogás. Assim, a presente proposta pretende otimizar o crescimento de microalgas em fotobiorreatores (abertos e fechados) como pós-tratamento de esgotos sanitários, concentração da biomassa para maximizar a produção de biogás em biorreatores (UASB e em bateladas sequenciais), recuperação de exopolímeros e estudar a viabilidade do uso da biomassa residual como fertilizante agrícola.

Biotecnologia Ambiental do Programa de Formação de Recursos Humanos (PRH-ANP 48.1)

Financiamento: ANP

Este projeto visa avaliar a produção de bioestruvita, biogás e hidrogênio a partir de água residuárias e desenvolver metodologia de determinação de hidrocarbonetos, em cooperação com a Crainfield University, com apoio da empresa Paques BV.

Financiamento: FACEPE

Produção de biopolímeros e bioenergia através da codigestão de biomassa de lagoa de estabilização e resíduos orgânicos Descrição: Um processo multi-etapa de conversão biológica de biomassa de lagoas de estabilização à produtos de valor agregado, tais como o biogás, ácidos graxos voláteis (AGV) e biopolímero polihidroxialcanoatos (PHA) será estudado. Esta plataforma visa inicialmente, destinar a biomassa de lagoas de estabilização para codigestão anaeróbia com outros resíduos orgânicos. Os produtos biotecnológicos (biogás, AGV e PHA) serão validados através de testes em reatores escala piloto contínuos e em bateladas sequenciais.

CAPACITA-BIO II

2022-Atual

Órgão Financiador – FACEPE

Este projeto visa desenvolver processos e profissionais qualificados e pesquisadores na área de valorização de bioprodutos sustentáveis a partir de resíduos orgânicos e do setor sucronergético: atendendo demandas de mercado na área de saneamento, com foco em Energias Renováveis e Sustentabilidade.

Recovering Value from Wastewater by Bioprocesses (BioValue)

2022-Atual

Órgão Financiador – FACEPE

Desenvolvimento de processos e métodos analíticos para caracterização e controle de qualidade de combustíveis e biocombustíveis.

O projeto é voltado para o desenvolvimento de processos e métodos analíticos para a produção e caracterização de bio-óleo e biodiesel, e discriminação de combustíveis, empregando técnicas quimiométricas de otimização e tratamento dos dados.