Simulação e Gerenciamento de Reservatórios

Projetos em Desenvolvimento

Projetos na área de pesquisa simulação e gerenciamento de reservatórios em desenvolvimento no LITPEG-UFPE.

Proxy para simulação de reservatórios baseado em técnicas de aprendizado profundo para previsão de séries temporais

2022-2024

Financiamento: CENPES-PETROBRAS

Descrição: O objetivo global é o desenvolvimento de sistema para implementação de proxy de simulador de reservatórios onde as entradas são séries temporais de controles dos poços injetores e produtores e as saídas são séries de respostas de vazões de injeção de água ou BHP dos injetores e vazões de água, óleo e gás nos poços produtores.

Ferramenta para avaliação da segurança operacional de dutos submarinos – FASODUT

2023-2027

Financiamento: MCTI/FINEP/FNDCT

Descrição: O principal objetivo desta proposta é o desenvolvimento de ferramentas que implementam métodos inovadores para avaliar e prever as condições de operação de dutos submarinos, além de propor ações para uma manutenção eficiente baseada nas melhores práticas da indústria, juntamente com algumas das metodologias mais avançadas da pesquisa científica de forma eficiente e segura.

Modeling, Computational Simulation & Optimization for Petroleum Engineering – MCOPE

2018-2024

Financiamento: (Print) da CAPES, UFPE, Swansea University, Texas A&M University, University of Leeds

Descrição: The international and multidisciplinary exchange of researchers between universities proposed in MCOPE, aims to contribute to the exchange of knowledge, expertise and increase in the skills and capabilities of the researchers. Researchers will acquire mathematical modelling and optimisation skills as well as they will have a clearer vision on which tools or knowledge developed in other disciplines could be positively applied in their own discipline.

Desenvolvimento e aplicação de métodos de solução inovadores para problemas práticos de engenharia usando simulação computacional, otimização e consideração de incertezas

2022-2026

Financiamento: CNPq

Descrição: Esta pesquisa trata o desenvolvimento/uso de ferramentas avançadas para a análise e otimização de problemas reais da engenharia, normalmente complexos e de grande escala. Abordagens tanto para soluções determinísticas quanto sob incertezas serão consideradas. Entre elas serão empregados recursos de computação paralela, técnicas de redução de dimensionalidade, inteligência artificial e o emprego de modelos substitutos visando acelerar o procedimento de simulação. Isto é imperativo uma vez que os procedimentos a serem empregado requerem múltiplas avaliações de funções, ou seja, inúmeras simulações, normalmente custosas nos problemas da engenharia prática.

Aplicação de técnicas de otimização a problemas da engenharia estrutural e de petróleo

2021-2023

Financiamento: CNPq

Descrição: O objetivo principal do presente projeto é a aplicação de técnicas de otimização não linear na solução de problemas relevantes da engenharia estrutural e de petróleo. Análise não linear e dimensionamento de elementos especiais em concreto armado, desenvolvimento e aplicação de métodos que utilizam gradientes aproximados no gerenciamento da injeção de água e processo WAG em reservatórios de petróleo.