Projetos de extensão
A partir de controvérsias recentes a respeito da possibilidade de exclusão da História Medieval dos currículos escolares e da publicação de estudos sobre a Idade Média nos livros didáticos e no ensino escolar, constatou-se a necessidade de maior aproximação entre os debates especializados em Idade Média e os professores da disciplina História da rede básica. Este projeto é norteado justamente pela preocupação de estabelecer um diálogo entre aqueles que discutem academicamente à Idade Média e aqueles que lecionam sobre o período. O objetivo é desenvolver recursos pedagógicos para o ensino de História Medieval na rede básica a partir do diálogo com professores do Ensino Fundamental e Médio. Pretende-se que as ações sejam realizadas mediante a interação constante com os educadores e resultem em materiais disponibilizados gratuitamente na internet, atendendo às necessidades de profissionais do ensino. Pressupõe-se, aqui, a indissociabilidade entre ensino e pesquisa e a existência de diferenças quanto às naturezas e funções dos saberes científico e escolar. Os envolvidos no projeto realizarão contatos com professores da rede básica e elaborarão os recursos didáticos sob a coordenação do docente responsável pelo projeto. A iniciativa contribuirá na formação dos discentes envolvidos, oriundos do curso de História, uma vez que propiciará reflexões sobre o ambiente escolar e sobre o processo de transposição didática dos saberes históricos acadêmicos. Tendo em vista a possibilidade de amplo alcance e a necessidade de isolamento social por conta da pandemia de covid-19, opta-se pela consulta virtual aos educadores e pela disponibilização do material elaborado por meio digital.
Situação atual: em andamento
Equipe executora: Arthur Afonso Botelho, Claudia Karolayne Oliveira da Silva, Giovanna Ily Faria Ramalho, Mariana Soares Gama de Amorim, Rafaella Farias, Silvio Romero Tavares Neiva Coelho, Thomaz Carlos Santiago
Projetos de iniciação científica
(2020 – atual) Gênero e virgindade no De Cultu Feminarum (202-212) de Tertuliano e no De Habitu Virginarum (248-249) de Cipriano de Cartago: estratégias discursivas de controle do corpo e da religiosidade feminina no começo do cristianismo.
(2020 – atual) Agostinho de Hipona e a questão da sexualidade no contexto da Querela Jovinianista: limitantes de sexualidade em De Bono Coniugali e Sancta Virginitate (401-412)