Referência: NASCIMENTO, Renata Cristina de Sousa & SOUZA, Guilherme Queiroz de (Org). Dicionário: Cem Fragmentos Biográficos: A Idade Média em Trajetórias. Goiânia: Editora Tempestiva, 2020.
Resumo: A obra possui cem verbetes, escolhidos principalmente pela especialidade dos autores convidados, levando em consideração, ainda, a relevância (política, religiosa, cultural etc.) dos personagens para o mundo medieval. A maior parte dos verbetes foram escritos por pesquisadores do Brasil, distribuídos por todas as regiões do país; os demais ficaram a cargo de colegas da Argentina, Chile, México, Portugal, Espanha e França. São várias gerações de medievalistas, que apresentam sintonia com as recentes tendências e perspectivas historiográficas.
Indicação: Esta é uma obra indicada para leitura do professor e aluno. Os verbetes são escritos de forma clara e sucinta, priorizando oferecer um breve contexto histórico, acompanhado da trajetória biográfica e, quando possível, das obras e do processo de mitificação (na Literatura, por exemplo) do personagem. Dessa forma, pode ser utilizado para acompanhar a discussão de diversos contextos medievais, trazendo o foco para o papel histórico do personagem escolhido. Além de servir como um guia ou objeto de consulta do professor, devido à forma sistematizada e enciclopédica da obra.