Plano de aula: Cavalaria

Objetivo geral

Analisar os processos socioculturais e políticos durante o período medieval relacionados à cavalaria neste período e demais atores envolvidos nesse processo.

Objetivos específicos

– Questionar o imaginário dos discentes acerca de como imaginam um cavaleiro medieval, utilizando dinâmicas.

– Explicitar o percurso para a cavalaria se unificar com a nobreza.

– Compreender de que modo os guerreiros ganharam prestígio social, econômico e mais tarde religioso.

– Apresentar a influência da Igreja Católica Romana sobre a cavalaria, apresentando os ideais e códigos de conduta que foram apresentado para os guerreiros de modo que fizeram parte da ‘’guerra santa’’.

Recursos Pedagógicos

– Utilizar uma dinâmica inspirada no tradicional jogo da forca para desconstruir a imagem de uma conduta excelente pelos cavaleiros. Pedir aos alunos para descreverem a cavalaria de acordo com os filmes e conhecimentos gerais. A cada característica romantizada, o boneco na forca ganhará um componente, ficando mais próximos de perderem no jogo. O propósito final é, por intermédio de elementos lúdicos, fazê-los compreender o real papel do cavaleiro e seus interesses.

Justificativa

Refletir sobre a cavalaria na Idade Média possibilitará aos alunos compreenderem a principal função de um cavaleiro, como a Igreja Católica conseguiu exercer influência sobre esse papel.

Conteúdos

Guerreiros, Cavalaria, Nobreza, Idade Média

Recursos pedagógicos

Projetor de imagens.

Avaliação

Verificar por meio de diálogos em aula, se o aluno participa, expõe opiniões, dialoga com os colegas e como estrutura suas ideias.

• BLOCH, Marc. A sociedade feudal. Lisboa: Edições 70, 1987.
  • A Cavalaria: A origem dos nobres guerreiros da Idade Média – Jean Flori.

Plano de aula: Cavalaria