Resumo: Beowulf é um poema épico, de autor desconhecido, que representa um marco da literatura medieval. Foi escrito na língua anglo-saxã (inglês antigo) com o emprego da aliteração (ou seja, de maneira que a primeira metade de cada verso seja ligada à segunda metade por sílabas de som semelhantes). O poema narra a história de Beowulf, herói de grande força da tribo dos gēatas, relacionados aos godos, na Suécia. Começa quando ele viaja até a Dinamarca para livrar o reino de Hrothgar dos ataques de Grendel, criatura monstruosa. Após matar Grendel, Beowulf enfrenta a mãe dele e a mata com uma espada. Cinquenta anos depois, Beowulf, que nesse meio tempo se tornou rei de seu país, enfrenta e mata o dragão que ameaça o reino. O poema acaba com o funeral de Beowulf, que morre em consequência dos ferimentos que sofreu ao enfrentar o dragão.

Indicação: Um dos temas que os alunos mais se interessam quando se trata de Idade Média, é a cultura Viking.  A história de Beowulf é escrita e  ambientada no contexto da alta Idade Média e  é repleta de elementos da cultura Viking. Em um período de grande sincretismo religioso na Inglaterra anglo-saxã Beowulf é um herói com força sobre-humana, originário da tribo dos gēatas (Uma tribo germânica do sul da atual Noruega e Suécia)

Ao trazer essa lenda para sala de aula, é possível fazer associações com o medievo de forma lúdica, podendo inspirar os alunos a buscarem mais sobre esse período.

OBS: Para uma leitura mais acadêmica, Frederick Klaeber é a tradução mais indicada.

Indicação bibliográfica: Beowulf: uma tradução comentada