Referência: BROCHADO, Claudia Costa; DEPLAGNE, Luciana Calado (Org.).Vozes de mulheres da Idade Média. João Pessoa: Editora UFPB, 2018. Disponível em: <http://www.editora.ufpb.br/sistema/press5/index.php/UFPB/catalog/book/464>

Resumo da Obra: Para construir uma memória feminina é fundamental conhecer a grandeza e significado das vidas e obras das mulheres ao longo dos séculos. Essa coletânea traz uma amostra da produção de mulheres medievais em quatro capítulos: Teatro e epistolografia na Alta Idade Média; Mística e ciências: das experiências e saberes femininos; Christine de Pizan e o legado da querelle des femmes; por fim, Vozes líricas e transgressoras das trovadoras medievais: Estudo e tradução.


Indicação de uso: Nesse livro, é possível encontrar um compilado de pesquisas atualizadas e realizadas por profissionais brasileiros sobre o tema da mulher medieval, sobretudo acerca da mulher no âmbito intelectual e artístico. Sendo um material de viés mais acadêmico, sugere-se o uso para consultas do professor. Esse material pode ser utilizado em aulas que o objetivo seja construir uma visão ampliada dos contextos diversos e dos papéis exercidos pelas mulheres na sociedade medieval que vão desde a medicina, a história, a poesia, a dramaturgia, a filosofia, a teologia e a mística.

Indicação Bibliográfica: Vozes de mulheres da Idade Média

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *