Referência: FORTES, Carolina Coelho. Estudos de gênero, história e a Idade Média: relações e possibilidades. SIGNUM, v. 20, n. 1, p. 7-21, 2020.
Resumo: Nesse artigo, pretende-se discutir a categoria gênero e refletir sobre sua adequação ao estudo da História Medieval. Para tanto, buscaremos delinear os principais aspectos da definição do conceito, em uma primeira possibilidade de abordagem. Em seguida buscaremos legitimar o seu uso para o estudo do Medievo, e por fim, discutiremos sua aplicação em duas pesquisas recentes, que levaram a um reposicionamento quanto às hipóteses defendidas pela autora no passado.
Indicação: Este artigo é indicado para leitura do professor, permitindo refletir sobre a aplicação da categoria gênero no medievo e a importância de tratar de temas correlatos. Também apresenta trabalhos de medievalistas brasileiros que utilizam Gênero enquanto categoria, auxiliando em uma visão mais ampla de como tem acontecido os estudos de gênero no Brasil e auxilia a pensar sua aplicação em sala de aula, especialmente por discutir conceitos e sua aplicação assim como atualizar o professor de pesquisas atualizadas sobre Gênero e Medievo no Brasil.