A imagem em questão remete a um meme – conteúdo humorístico compartilhado na internet através de imagem, vídeo ou GIF – referente a um tema bastante comum sobre Idade Média: o feudalismo. De acordo com a historiografia tradicional, o feudalismo foi o sistema político-econômico predominante na Europa que consistia na repartição territorial de feudo – terras da habitação e produção do período – entre as classes nobiliárquicas, os senhores feudais.

O feudo era composto pelo senhor feudal e por camponeses, livres ou em servidão. Uma das principais características do feudo era sua autossuficiência, ou seja, era capaz de se manter independente. Além disso, como dito, o senhor feudal, em geral, era membro da nobreza, o que lhe garantia plenos poderes para governar o feudo da maneira que lhe fosse conveniente, garantindo assim a exploração.

Ainda que o senhor concedesse terras aos servos para a subsistência, o preço era altíssimo. Como é satirizado na imagem, o senhor feudal era responsável por cobrar diversos impostos, dentre eles a talha (um terço da produção se destinaria ao senhor feudal), banalidade (imposto cobrado sobre o uso dos instrumentos de produção) e capitação (imposto cobrado por cada membro da família do servo).

Senhor feudal, o servo e as taxas
Classificado como:        

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *