A presente imagem consiste num mosaico localizado na basílica de Hagia Sophia (Santa Sofia), em Istambul, na Turquia. Nela, estão representados o imperador Constantino IX à esquerda, a imperatriz Zoe à direita e o Cristo entronado no centro. Observamos aqui, primeiramente, o casal retratado em proporção menor em relação respeitosa à figura central, Jesus Cristo. Os imperadores ofertam um saco de moeda e um pergaminho em clara referência a doação que fizeram a igreja, com o objetivo de ter a garantia de piedade e de lugar no paraíso.

O segundo ponto a ser destacado são as inscrições. Além do porte da Bíblia e a mão direita abençoando, Jesus é identificado pelas inscrições “IC” e “XC”, iniciais de seu nome em grego, Ιησούς Χριστός. O imperador aqui é representado como: “Constantino Monômaco, em Cristo o Deus, Autocrata, fiel rei dos Romanos”. Sobre a figura da imperatriz, consta a inscrição: “Zoe, a mais devota imperatriz.”

Observamos, portanto, o poder da propaganda religiosa por meio da iconografia. Além da vinculação e submissão dos líderes políticos à religião cristã, como dito anteriormente, temos a representação do papel da igreja como intercessor entre Deus e o povo, sendo referenciada pelos presentes ofertados pelo casal.

Doações do casal imperial bizantino à Cristo
Classificado como:            

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *