O LEOM – Laboratório de Estudos de Outros Medievos se originou de reuniões informais de estudos sobre Idade Média promovidas pelo Prof. Dr. Bruno Uchoa Borgongino e com participação de discentes de graduação da UFPE. A despeito da diversidade temática e da amplitude espaço temporal que instigavam os frequentadores, os encontros eram norteados por preocupações em comum quanto ao estudo do medievo: a adoção de perspectivas teóricas pós-coloniais e decoloniais, o recurso às abordagens da História Global e da História Conectada, a revisão das bases político-epistemológicas da historiografia especializada e a análise crítica dos medievalismos.
Com base nas discussões em curso, o grupo promoveu o evento virtual Para além do Ocidente cristão: outras Idades Médias?, realizado ao longo de uma semana em julho de 2020. A atividade consistiu em palestras diárias que questionavam uma narrativa histórica da Idade Média centrada exclusivamente no que se convencionou designar como “Ocidente cristão”. O número considerável de visualizações dos vídeos do evento apontou que havia interesse do público pelas questões levantadas.
Ainda em 2020, o LEOM foi registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa da Capes e se institucionalizou no âmbito da UFPE. Com a formalização, o grupo adquiriu organização interna consistente, promovendo projetos de extensão, encontros regulares de estudos, participação em editais de fomento e orientação de pesquisas a nível de graduação e pós-graduação. Essa consolidação ocorreu preservando o compromisso com a crítica qualificada às abordagens tradicionais do medievo e com a pluralização das narrativas históricas sobre a Idade Média.
Linhas de pesquisa
Afro-eurásia na Idade Média: interações e conexões
O objetivo desta linha consiste em analisar os fenômenos históricos que se sucederam nos continentes africano, europeu e asiático no decorrer da Idade Média, numa abordagem que abdique de perspectivas ontológicas e compartimentadas das sociedades do período em favor da avaliação de suas interações e conexões.
Perspectivas sobre o medievo: religião, raça, gênero e classe
Nesta linha, pretende-se avaliar as aplicações das categorias de religião, raça, gênero e classe no estudo do medievo, tanto para apreciar suas potencialidades para a pesquisa do período, quanto para considerar seus empregos para representações da Idade Média na contemporaneidade.
Usos do passado medieval
Tendo em vista as diversas concepções sobre o medievo que foram propostas ao longo do tempo, aqui se pretende identificar e analisar os usos do passado medieval em fontes textuais, imagéticas e materiais produzidas desde o século XVI até a contemporaneidade