Arte e política nas margens do Capibaribe: Narrativas orais e visuais entre a História e a Memória
O presente projeto, coordenado pela Profª Drª Joana D´arc de Sousa Lima, e supervisionado pelo Prof. Dr. Antônio Paulo Rezende, é uma proposta de trabalho desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pernambuco. O objeto de estudo deste projeto vincula-se a uma área de interesse compreendida entre os lugares da História, da Política, da Memória (fontes orais) e da Imagem (fontes visuais). Portanto, está relacionado com a Linha de Pesquisa Cultura e Memória do Norte e Nordeste.
Objetivo Geral
O objeto central dessa investida, primeiramente, é a análise histórica da relação entre as artes plásticas e a política, sobretudo, no recorte temporal da primeira metade da década de 1980, no contexto do período chamado de redemocratização, marcado pelas eleições de 1982 e 1986, e pela Campanha das Diretas Já. O estudo da produção imagética desse momento permitirá compreender as condições e as forças – históricas, econômicas, sociais, culturais – que delinearam os caminhos da produção das artes plásticas naqueles anos, seus compromissos com questões políticas e sociais da época, os entrelaçamentos das relações de poder e os diversos usos que se fizeram das imagens (artísticas e fotográficas) na construção de um discurso nominado de redemocratização do país.
Objetivos Específicos
O desenvolvimento do projeto aportará, ao PPGH (Programa de Pós-Graduação em História):
A ampliação dos acervos do LAHOI, e
A doação de um arquivo contendo quatro (04) coleções documentais, quais sejam:
Quarenta e três depoimentos – fonte oral – de memória de críticos e artistas brasileiros;
Quarenta e três narrativas transcritas – fonte verbal – dos respectivos depoimentos;
Uma coleção com aproximadamente duzentas imagens (fotografia digital e impressa, vídeo) de trabalhos artísticos produzidos pelos artistas plásticos que naquele momento viviam na cidade do Recife e se envolveram com as campanhas e projetos de redemocratização do país; e
Impressos reproduzidos (em mídia digital e papel) da imprensa local (jornais), revistas e catálogos (de circulação nacional) sobre a crítica de arte.
Mais Sobre o Projeto:
O acervo das fontes orais e visuais trazem muitas memórias relacionadas às experiências de artistas e críticos no interior do campo das artes, sejam eles já estabelecidos ou aqueles desejosos por se inserir. É possível traçar, ao realizar o trabalho de investigação, uma cartografia composta por temáticas e repertórios comuns. Este conjunto de depoimentos orais de memória, permitirá perceber como estes artistas viam a si, e ao trabalho que desenvolviam, dentro do quadro maior que caracterizava o campo cultural e político da cidade.
O lançamento da Base de dados com parte significativa das coleções, que poderá ser acessada por pesquisadores, estudantes e pelo público visitante, está prevista para Fevereiro de 2016.
O acervo das entrevistas será disponibilizado na íntegra ou parcial, a depender da autorização do entrevistado. Esse acervo é uma rica coleção de falas de artistas e críticos brasileiros, que versam sobre sua trajetória e as histórias das artes no Brasil.
Relação das Entrevistas:
Adriana Dória,
Ana Mae Barbosa (SP)
Aracy Amaral (SP)
Aurélio Velho
Braz Marinho
Cavani Rosas
Christina Machado
Celso Marconi
Daniel Santiago
Eduardo Melo,
Eudes Mota
Flávio Emanuel
Franklin Delano
Frederico Fonseca
Frederico Morais (RJ)
Gil Vicente
Glória Ferreira (RJ)
Guto Lacaz (SP)
Humberto Araújo
Joelson Gomes
Jomard Muniz de Brito
José Carlos Viana
José Cláudio
José Patrício
José Paulo
Luciano Pinheiro
Luiz Avanzi
Marcelo Coutinho
Ricardo Basbaum (RJ)
Marcelo Silveira
Márcio Almeida
Márcio Doctors (RJ)
Marinaldo Silva Rodrigues (Naldo),
Marcus de Lontra (RJ)
Maurício Castro
Maurício Silva
Montez Magno
Ozeas Duarte (SP)
Paulo Bruscky
Renato Vale
Sebastião Pedrosa,
Teresa Costa Rego
Vavá Paulino
Staff:
Coordenadora do Projeto:
Profa Dra. Joana D’Arc de Sousa Lima
Supervisão:
Prof. Dr. Antônio Paulo Rezende
Estagiários pesquisadores:
Arthur Barros de Araújo, José Luiz Mariano, Carolina Braga, Eduardo Castro, Luiza Branco, Renata Cahú, Isabela Dantas, Fábio Melo, Ghita Galvão, Juany Diegues, Viviane Holanda.