Biossensores de micro-ondas são sensores que detectam principalmente a variação da permissividade elétrica de um material biológico (Moléculas biológicas, incluindo proteínas, células e DNA) ao longo de um faixa de frequência. Em comparação com outros tipos de radiação como os Raios-X, micro-ondas não são ionizantes, e, biossensores de micro-ondas podem realizar medidas de um modo não invasivo e sem contato, dispensando também a necessidade de marcadores biológicos.
Biossensores baseados em micro-ondas são compostos de duas partes: o sensor propriamente dito, e os equipamentos para a medição dos parâmetros. O sensor é algum tipo de dispositivo de micro-ondas como pode ser visto na Figura 1. Atualmente, nosso laboratório está estudando as características de novos biossensores baseados em dispositivos planares de micro-ondas.
Figura 1. Um biosensor para medir concentração de glicose baseado em uma antena patch, e os parâmetros de espalhamento para diferentes concentrações de glicose [1][2].
[1] M. Hofmann, T. Fersch, R. Weigel, G. Fischer, and D. Kissinger, “A novel approach to non-invasive blood glucose measurement based on RF transmission,” in Proc. IEEE Int. Workshop Medical Measurements Applications, 2011, pp. 39–42.
[2] Gustavo Guarin, Maximilian Hofmann, Johannes Nehring, Robert Weigel, Georg Fischer, and Dietmar Kissinger, “Miniature Microwave Biosensors”, IEEE Microwave Magazine, 2015, pp. 71-86.