Warning: Parameter 2 to qtranxf_postsFilter() expected to be a reference, value given in /var/www/html/wordpress/wp-includes/class-wp-hook.php on line 286
Sistemas Micro-Eletro-Mecânicos (MEMS) – Laboratório de Micro-ondas da UFPE

Sistemas Micro-Eletro-Mecânicos (MEMS)

Site do Laboratório de Micro-ondas da UFPE

Micro-Electro-Mechanical Systems ou MEMS são microssistemas monolíticos, formados por blocos, onde partes não-eletrônicas (sensores e atuadores), interface analógica e controle digital são construídas no mesmo chip. As microestruturas mecânicas (suspensas), móveis ou não, podem exploradas como sensores e/ou atuadores em sistemas miniaturizados.

Inúmeras são as áreas de interesse e aplicações potenciais para essas microestruturas. A indústria automobilística, as telecomunicações, os sistemas médicos e biomédicos representam o mercado principal, embora as áreas de instrumentação, controle de processos, aeronáutica e certamente a automação industrial enxergam nesses micromecanismos uma forma de desenvolver sensores e atuadores para aplicações antes limitadas pelo tamanho dos dispositivos.

Os dois tipos mais comuns de microusinagem no campo de MEMS são a usinagem em volume e a usinagem de superfície. Dos dispositivos microusinados tem-se os mecânicos, os térmicos, os ópticos e os de RF e micro-ondas, este último bastante explorados pelo nosso laboratório.