Warning: Parameter 2 to qtranxf_postsFilter() expected to be a reference, value given in /var/www/html/wordpress/wp-includes/class-wp-hook.php on line 286
Linhas de Atraso e Interferômetria – Laboratório de Micro-ondas da UFPE

Linhas de Atraso e Interferômetria

Site do Laboratório de Micro-ondas da UFPE

Sistemas de Medição Instantânea de Frequência (Instantâneous Frequency Measurement – IFM) são amplamente utilizados em sistemas de inteligência e guerra eletrônica para detecção de sinais desconhecidos, com velocidade e precisão, em uma larga faixa de frequência. Além disso, o aumento da quantidade de sistemas que irradiam sinais de rádio, torna o uso desses sistemas ainda mais importante, para, assim, detectar o sinal recebido. Os sistemas de IFM monitoram, simultaneamente, todas as frequências em sua banda de operação, sem a necessidade de varredura no espectro, fazendo com que os sinais sejam detectados instantaneamente. Os IFMs são compostos por circuitos discriminadores de fase. Os sinais de saída dos discriminadores são utilizados para formar uma palavra binária, a qual é associada a uma sub-banda de frequências. O Laboratório de Micro-ondas já desenvolveu sistemas capases de operar de 5 a 6GHz, com uma resolução de 62.5GHz, identificando 16 sub-bandas distintas de frequência. Os interferômetros coplanares são implementados com Fitas Paralelas (Coplanar Strips – CPS) e Guias de Onda Coplanares (Coplanar Waveguide – CPW).

Já houve, também, o desenvolvimento de interferômetros para IFM, utilizando linhas de microfita, com um design fractal, possibilitando a redução do tamanho da estrutura. Este novo sistema funciona entre 4,8GHz e 6.5GHz, identificando 16 subbandas.