Warning: Parameter 2 to qtranxf_postsFilter() expected to be a reference, value given in /var/www/html/wordpress/wp-includes/class-wp-hook.php on line 286
Antenas Inteligentes – Laboratório de Micro-ondas da UFPE

Antenas Inteligentes

Site do Laboratório de Micro-ondas da UFPE

Em um Arranjo de Antenas, composto por N antenas operando na mesma frequência, o diagrama de radiação será determinado pela superposição dos campos eletromagnéticos produzidos pelos elementos individuais. Controlando-se os parâmetros dos sinais de alimentação das antenas é possível determinar características importantes do diagrama de radiação do arranjo, como direções de máxima ou mínima densidade de potência radiada.

Um Sistema Inteligente de Arranjo de Antenas é composto por N antenas dispostas em um arranjo acompanhadas de um circuito de radiofrequência capaz de ajustar os sinais de alimentação dos elementos individuais em tempo de execução. Seu uso se dá quando há o interesse em aumentar a diretividade de um sistema; mitigar a interferência de um sinal proveniente de uma direção conhecida; ou ainda mudar a direção de máximo de densidade de potência de forma reconfigurável. Isto é, o diagrama de radiação do arranjo pode ser alterado em tempo real tendo como base, por exemplo, a localização de estações remotas com as quais se deseja comunicar.

As características de campo distante de um arranjo de antenas dependerão de diversos parâmetros, incluindo:

• A configuração geométrica do arranjo (linear, circular, retangular, etc)

• A disposição relativa entre os elementos

• A amplitude do sinal alimentado nas antenas

• A diferença de fase entre os sinais alimentados nas antenas

• O diagrama de radiação dos elementos

A figura abaixo exibe um Sistema inteligente de Arranjo de Antenas desenvolvido e instalado na Universidade Federal de Pernambuco baseado em um arranjo linear de quatro antenas Yági-Uda para operação em UHF.