Laboratório analítico

Este laboratório destina-se em oferecer resultados das análises laboratoriais, mantendo a precisão, rastreabilidade dos procedimentos e confiabilidade transmitidas, utilizando o serviço de controle de qualidade físico-química, microbiológico e análises técnicas, através do uso de equipamentos que permitem avaliar a conformidade dos resultados de identificação e quantificação dos analitos com as especificações definidas, de acordo com o produto ou processo.

Abaixo segue os equipamentos disponíveis neste setor:

Banho de ultrassom é indicado para limpeza e desinfecção de utensílios, dissolução de amostras, desgaseificação de líquidos e também em testes de sujidades de peças e microbiologia.
Banho maria de laboratório é um equipamento usado para incubar amostras a uma temperatura constante por um longo período de tempo,  podem, inclusive, agitar os frascos ao mesmo tempo que termostatiza as amostras, de maneira a acelerar as reações, homogeneizar as amostras e evitar precipitações.
A câmera climática pode simular situações na qual o objetivo seja demonstrar o comportamento de tal produtos frente a diversas variações de umidade. Podendo ser utilizada na estabilidade de medicamentos, envelhecimento precoce de alimentos, enlatados, plantas etc.
A câmara de fotoestabilidade possibilita estudos confirmatórios e testes de degradação para verificar quaisquer alterações físicas em produtos expostos á luz. É recomendado principalmente em produtos expostos e produtos que permaneçam em sua embalagem primária.
cromatografia é usada para separar misturas de compostos e é essencial para muitos setores da indústria em geral. Ela tem a capacidade de realizar separações e análises quantitativas de uma grande quantidade de compostos presentes em vários tipos de amostras.
O dissolutor é utilizado para a verificação do tempo de dissolução de comprimidos e a quantificação de princípios ativos, liberados em meio apropriado, dentro de um período de tempo especificado, segundo a monografia de cada produto, descritas nas metodologias pertinentes.
O analisador termogravimétrico é utilizado para medir as variações de massa da amostra em função de variações de temperatura e em atmosfera controlada. É usada para caracterizar as propriedades físicas e químicas dos materiais como uma função da temperatura em uma atmosfera controlada com precisão. O método fornece informações valiosas para controle de qualidade, desenvolvimento e pesquisa.
O DSC é usado para medir as alterações de entalpia que ocorrem devido a alterações nas propriedades físicas e químicas de um material em função da temperatura ou do tempo. O método permite identificar e caracterizar materiais.
Espectrofotômetro UV-VIS baseia-se em medidas de absorção da radiação eletromagnética, nas regiões visível e ultravioleta do espectro. Mede-se a quantidade de luz absorvida pela amostra e relaciona-se a mesma com a concentração do analito.
FTIR é uma análise que fornece evidências da presença de grupos funcionais presentes na estrutura de uma substância, podendo ser utilizada na identificação de um composto ou para a investigar sua composição química.
Osmose reversa é usada para produzir água altamente purificada para sistemas de água potável, caldeiras industriais, processamento de alimentos e bebidas, cosméticos, produção farmacêutica, dessalinização de água do mar e muitas outras aplicações.
São ferramentas poderosas para misturar e homogeneizar. Reduz as partículas em um líquido para que eles se tornem uniformemente pequenos e uniformemente distribuídos