Laboratório de Sólidos

No laboratório de sólidos são preparadas todas as formulações a serem disponibilizadas em cápsulas, comprimidos, sachês ou que possuam quantidades especificadas de pós para uso. Possui locais de pesagem e manipulação devidamente separadas e preparadas.

Abaixo encontra-se os equipamentos disponíveis para este setor:

Os Analisadores de Umidade são ferramentas que podem ser utilizadas na indústria ou em laboratórios. Esses equipamentos determinam o percentual de umidade ou voláteis que compõem os produtos com precisão, agilidade e eficiência. Pode-se fazer a análise da umidade ou de sólidos totais de produtos químicos, orgânicos e inorgânicos.
As balanças para laboratório são equipamentos específicos para medições precisas da massa de um corpo em laboratório, para segmentos em que análises, formulações e experimentos em geral requerem total precisão. As balanças para laboratório são desenvolvidas segundo normas metrológicas e de qualidade internacionais e controladas pelo INMETRO.
 O desintegrador é um equipamento desenvolvido para realizar teste de desintegração, simulando o estado real do corpo humano, com controladores microprocessados: de tempo e temperatura, de alta tecnologia, precisão e grande estabilidade
O Durômetro é um medidor de dureza de materiais.  O método de medição do durômetro consiste em medir a profundidade da impressão deixada no material com a aplicação da carga e é dependente de outros fatores além da dureza, como das propriedades viscoelásticas e da duração do ensaio
A esferonizadora consiste em um equipamento que obtem pequenas esferas ou esferas esféricas, que é gerado em um esferonizador a partir de material extrudado. 
O forno mufla é bastante similar a uma estufa, e é utilizado, principalmente, em laboratórios de química, quando da necessidade de temperaturas muito elevadas na calcinação de substâncias.
A Extrusora laboratorial permite a extrusão de material sólido, a aglomeração ou dispersão dos mesmos. Podem operar como granulados contínuos.
Também são utilizadas como esferonizadoras para produção de pellets
 O friabilômetro são equipamentos para laboratórios empregados na aferição do Grau de Friabilidade dos comprimidos. O teste de friabilidade permite avaliar a resistência dos comprimidos a agentes externos como o atrito. É utilizado durante Testes de Qualidade da Indústria Farmacêutica e sua aplicação é indispensável pois dele depende a qualidade da produção.
leito fluidizado é um equipamento especifico, para a granulação e ajuste de densidade dos mais variados pós dessa indústria. A granulação dos mesmos facilita a fluidez dentro dos equipamentos carregadores de capsulas.
Liofilizador é um equipamento que permite a secagem de materiais sem a necessidade de aquecê-los. O princípio físico envolvido na liofilização é a sublimação, que é a passagem direta do estado sólido para o gasoso, sem a passagem pelo estado líquido.
Misturador são utilizados para homogeneização de pós, incorporação de pequenas quantidades de líquidos em meios sólidos e homogeneização de partículas frágeis que não devem ser desmanchadas.
Misturador são utilizados para homogeneização de pós, incorporação de pequenas quantidades de líquidos em meios sólidos e homogeneização de partículas frágeis que não devem ser desmanchadas.
Rotaevaporador (ou evaporador rotativo) é um instrumento usado em laboratórios que visa eliminar, através da evaporação, certos solventes presentes em substâncias
spray dryer é uma máquina industrial de grande porte utilizada para realizar a secagem de materiais alimentícios e químicos utilizando um processo de atomização que permite eliminar quaisquer resíduos de umidade nos líquidos existentes e deixar os mesmos padronizados com uma umidade residual de acordo a cada necessidade.
tamisação (peneiramento) trata da separação de uma mistura de materiais sólidos granulados de diversos tamanhos em duas ou mais porções, cada uma delas mais uniformes em tamanho que a mistura original. É uma operação mecânica que ocorre por separação através de uma superfície perfurada.
A estufa de secagem é utilizado principalmente para a cura de calor, secagem e desidratação de materiais e produtos.
Geralmente é utilizada em laboratórios para secagem de vidrarias e utensílios, podendo também ser utilizada para esterilização e secagem de materiais.
Aparelho para teste de densidade de batida 
Utilizado em muitas aplicações, como por exemplo na produção de dispersões, disruptura de parede celular (lise celular) e para homogeneização de amostras. Além disso, auxilia no processo de agitação das partículas contidas neste recipiente, pode ser usada para acelerar a dissolução de determinadas substâncias em um solvente, provê a energia necessária para que uma reação química ocorra e, em aplicações biológicas, pode arrebentar ou desativar vários materiais orgânicos.
 Utilização em procedimentos laboratoriais que exigem um controle preciso da temperatura e da velocidade de agitação.