18/12/2024
Conheça a Pesquisadora do iCEIS Shirley Cruz e Seu Papel na Inovação Digital na Saúde
Shirley da Silva Jacinto de Oliveira Cruz é graduada em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde também obteve mestrado e doutorado. Ela tem experiência na área de inovação e transformação digital, com atuação em cargos de liderança em governança de TIC, gestão de processos e parcerias na UFPE. Atualmente, é Analista de Tecnologia da Informação, chefe do setor de TI e Saúde Digital do Hospital das Clínicas da UFPE/EBSERH e membro do eixo 02 do iCEIS.
Shirley coordena o Programa de Inovação Aberta em Saúde Digital do Hospital das Clínicas da UFPE (HC-UFPE), que tem se consolidado como um dos maiores esforços em saúde digital do Brasil. Através de 13 projetos inovadores, o HC-UFPE, em parceria com o Centro de Informática da UFPE (CIn-UFPE) e diversas startups, está transformando a maneira como a saúde pública no SUS utiliza a inteligência artificial para otimizar diagnósticos, tratamentos e gestão hospitalar.
Showcases de Inovação Digital
Em 2024, o HC-UFPE realizou quatro Showcases de Inovação Digital que demonstraram como a instituição está aplicando tecnologias de ponta na área da saúde.
1° Showcase (20/03): Patologia Digital – Utiliza IA para otimizar a análise de amostras destinadas a exames anatomopatológicos, promovendo maior segurança e reduzindo erros. Desenvolvido com apoio do CNPq e em parceria com a startup Pickcells. Saiba mais.
2° Showcase (22/05): Robótica e IA na dispensação de medicamentos – Automatiza a montagem de kits e a dispensação de medicamentos na Farmácia Hospitalar, aumentando a segurança do paciente e a eficiência da força de trabalho. Saiba mais.
3° Showcase (19/09): Chatbot Ai Vital para Vigilância Pós-Alta – Desenvolvido em parceria com a startup AiCury, o Ai Vital utiliza IA para identificar complicações pós-operatórias, proporcionando intervenções rápidas e eficientes através de interações via WhatsApp ou voz. Saiba mais.
4° Showcase (28/11): IA na Gestão de Cirurgias – Ferramenta inovadora que integra modelos de previsão de tempo de cirurgias, otimizando a gestão no bloco cirúrgico. Desenvolvido em parceria com a startup OpearAI. Saiba mais.
Cada showcase foi uma oportunidade para o hospital demonstrar suas iniciativas, promover networking e prospectar novas parcerias.
Webinário de Inteligência Artificial da Rede Ebserh
No dia 11/12, foi realizado o Webinário de Inteligência Artificial da Rede Ebserh, com a participação de 13 projetos do HC-UFPE. O evento discutiu os avanços da IA em saúde, educação e gestão hospitalar, além de focar na criação de uma política de uso de IA na Rede Ebserh. Saiba mais
Confira os projetos que foram apresentados no webinário:
- Programa de Inovação em Saúde Digital: Capacitação de profissionais e promoção do letramento digital. Em colaboração com o SEBRAE, o HC identifica gargalos por meio de mapeamento de jornadas e consultorias internas, gerando oportunidades de transformação digital;
- Aplicativo de detecção de câncer de pele;
- Ai Vital: Chatbot inteligente para detecção precoce de infecção em sítio cirúrgico em pacientes de cirurgias limpas no pós-alta hospitalar;
- Priorização de filas com IA;
- OperAI: Utilizando Inteligência Artificial para Auxiliar na Otimização de Centros Cirúrgicos;
- Aplicação de inteligência artificial no monitoramento de medidas de segurança do paciente em unidade de terapia intensiva;
- Patologia Digital: Uma solução baseada em visão computacional e inteligência artificial para apoio ao diagnóstico emergente e estadiamento do câncer de colo de útero;
- Simples Health: soluções de saúde digital para melhorar o acesso e a qualidade dos cuidados médicos
- ChemoToxAI: uma solução baseada em inteligência artificial para apoio a previsão de toxicidade à quimioterapia do paciente em tratamento oncológico;
- Immuned: Tratamento de doenças reumatológicas personalizadas com IA
- Sistema de Inspeção de instrumentais da Central de Material esterilizado;
- Otimização de procedimentos de auditoria interna de prontuários cirúrgicos no HC-UFPE: Uma abordagem com o uso da Inteligência Artificial;
- Nuclearis/Klar IA: Soluções de software e inteligência artificial voltadas para serviços de saúde. Seu objetivo é aprimorar a eficiência operacional e a precisão médica por meio de diversas ferramentas tecnológicas
Parcerias e Avanços do Programa de Inovação Aberta em Saúde Digital
O Programa de Inovação Aberta em Saúde Digital se caracteriza por uma abordagem colaborativa, envolvendo parcerias com instituições como Porto Digital, UFPE, UFRPE e hospitais como o IMIP. Com quatro anos de atuação, o programa já contabiliza 13 projetos de IA nas áreas assistenciais, incluindo soluções para diagnóstico por imagem, gestão de filas de pacientes e otimização de centros cirúrgicos.
O formato ganha-ganha, que promove a colaboração entre o hospital e parceiros externos, é fundamental para o desenvolvimento de tecnologias com alto impacto no SUS, e também para o fortalecimento do ecossistema de inovação no Brasil.
Desafios e Perspectivas para o Futuro
Embora o HC-UFPE tenha avançado significativamente em termos de inovação, desafios permanecem. A gestão de recursos via editais públicos, a institucionalização de projetos e a identificação de “bons problemas” com alto impacto no sistema de saúde ainda são questões a serem enfrentadas nos próximos anos.
Como perspectivas futuras, o HC-UFPE objetiva a construção do Datalke e da infra-estrutura computacional para IA, além da estruturação dos dados dos prontuários.
O comprometimento com a inovação e a transformação digital está alinhado com a missão do HC-UFPE/EBSERH de melhorar a eficiência operacional e promover avanços significativos para a saúde pública no Brasil.