Sete Pesquisadores do iCEIS Entre os Mais Influentes do Mundo

Ranking da Universidade de Stanford Destaca 2% dos Cientistas com Maior Impacto Internacional

O ranking considera os 2% dos pesquisadores mais citados entre mais de 9 milhões de cientistas, com base em critérios como citações, índice h e correções pelo número de coautores. Os dados são atualizados anualmente e refletem o desempenho do ano anterior, incluindo os 100 mil melhores ou aqueles que estão no percentil superior a 2%. A classificação abrange 22 áreas do conhecimento e 176 campos de pesquisa, utilizando informações da base de dados Scopus.

Esse reconhecimento vai além do impacto local, reverberando em escala global. No entanto, é essencial enaltecer ainda mais a relevância desse feito, uma vez que, dos 1.340 cientistas brasileiros incluídos no ranking, apenas cerca de 10% — aproximadamente 130 — estão associados a centros de pesquisa, incluindo universidades, no Nordeste.

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (iCEIS) teve sete dos seus pesquisadores presentes no Ranking de Stanford, dentre eles, duas mulheres e cinco homens, abrangendo os estados de Pernambuco, Ceará, Sergipe, Piauí e Rio Grande do Norte. Conheça os pesquisadores a seguir.

A professora Aurigena Antunes de Araujo faz parte do Departamento de Biofísica e Farmacologia/Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas/ Programa de Pós-graduação em Ciências Odontológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aurigena é coordenadora da Base Pesquisas em Farmacologia e Pesquisadora do Eixo 01 do iCEIS (Insumos e Ativos para a Saúde), atua na pesquisa básica para investigação da atividade farmacológica de novas tecnologias farmacêuticas, materiais e produtos naturais ( probióticos, suplementos e plantas medicinais) aplicados aos modelos experimentais de dor, mucosite intestinal, doença periodontal, diabetes.

A professora Cláudia do Ó Pessoa, do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos da Universidade Federal do Ceará (UFC), é Profa. Titular da UFC, Pesquisadora do Laboratório de Oncologia Experimental e pesquisadora do Eixo 01 do iCEIS (Insumos e Ativos para a Saúde), atua nas áreas Oncologia Experimental em modelos in vitro e in vivo , desenvolvendo pesquisas na área de bioprospecção de produtos naturais e sintéticos com potencial anticâncer, visando novos IFAs.

O professor Edson Cavalcanti da Silva Filho faz parte do Laboratório Interdisciplinar de Materiais Avançados do departamento de Química da Universidade Federal do Piauí e é pesquisador do Eixo 01 do iCEIS (Insumos e Ativos para a Saúde). Atua na área de Química e Ciência dos Materiais, com ênfase em Biomateriais e Biopolímeros.

O professor Henrique Douglas Melo Coutinho, do Departamento de Química e Biologia da Universidade Regional do Cariri, é coordenador do Laboratório de Microbiologia e Biologia Molecular e pesquisador do Eixo 01 do iCEIS (Insumos e Ativos para a Saúde) , onde atua na área de Genética e Biologia Molecular desenvolvendo pesquisas voltadas para atividade antimicrobiana e mecanismos de resistência a antibióticos.

O professor Lucindo José Quintans Júnior faz parte do Departamento de Fisiologia e dos Programas de Pós-gradução em Ciências Farmacêuticas e em Ciências da Saúde da Universidade Federal de Sergipe.

Quintans chefia o Laboratório de Neurociência e Ensaios Farmacológicos, onde atua nas áreas de Farmacologia e Química Medicinal e Biomolecular, tendo desenvolvido pesquisas de alto impacto com produtos naturais e sintéticos bioativos.

O professor Thiago Henrique Napoleão, do Departamento de Bioquímica da Universidade Federal de Pernambuco, é responsável pelo Laboratório de Bioquímica de Proteínas e é pesquisador do Eixo 01 do iCEIS (Insumos e Ativos para a Saúde), onde atua na área da Bioquímica, desenvolvendo pesquisas relacionadas a atividades biológicas e aplicações biotecnológicas de proteínas.

O professor Ulisses Ramos Montarroyos, do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Pernambuco, é pesquisador do Eixo 01 do iCEIS (Insumos e Ativos para a Saúde) e atua nas área de Estatística com Ênfase em Epidemiologia, atuando nos seguintes temas: Tuberculose, AIDS, Vírus da Zika, Hepatites virais e Imunização.