A Coleção Herpetológica da UFPE (CHUFPE) foi criada em setembro de 2013 e abriga atualmente um acervo de mais de mil espécimes de anfíbios e mais de 900 espécimes de répteis, entre lagartos, serpentes, anfisbenas e quelônios. A maioria dos espécimes é proveniente do estado de Pernambuco, fruto de atividades de pesquisa em áreas de Mata Atlântica e de Caatinga. Além destes, a coleção também conta com espécimes provenientes da Amazônia brasileira e de áreas de Mata Atlântica e Caatinga de outros estados do Nordeste e Sudeste Brasileiros.

A CHUFPE tem como missão acolher, acondicionar, catalogar e garantir a preservação em longo prazo de espécimes de répteis e anfíbios coletados durante atividades de pesquisa científica ou trabalhos de monitoramento ou levantamento de espécies, desde que devidamente autorizados pelos órgãos ambientais competentes. Também é atribuição da CHUFPE divulgar informações sobre seu acervo e suas atividades, tornando-as acessíveis para a comunidade científica e para a população em geral.

Respeitando princípios éticos que norteiam a atividade científica, buscamos obter o máximo de informação sobre cada espécime ou amostra de material biológico colocado sob nossa responsabilidade, cuidando para que todos os dados sobre a origem, identidade e procedimentos de coleta de cada animal sejam também conservados e disponibilizados ao público. Com isto, esperamos potencializar e perpetuar o uso de cada animal depositado na CHUFPE no desenvolvimento científico e social de nossa comunidade.

Atualmente, a Coleção Herpetológica da UFPE é parte integrante do Museu de Zoologia da UFPE, e sua curadoria é compartilhada pelos professores Pedro M. Sales Nunes e Pedro Ivo Simões.