A história do GPA
O Grupo de Pesquisa em Antozoários (GPA) foi criado em 2001 com a finalidade de iniciar o estudo sistematizado e contínuo dos cnidários antozoários no estado de Pernambuco. Até então, as investigações eram focadas nos corais escleractínios, fazendo com que os estudos referentes aos antozoos ficassem a desejar em decorrência da carência de especialistas na região.
Nesse contexto, o GPA passou a trabalhar em prol dos três pilares da educação: a pesquisa, a docência e a extensão. Por um lado, somos uma entidade de pesquisa focada em preencher as lacunas do conhecimento sobre antozoários através do desenvolvimento de projetos em taxonomia, ecologia e biotecnologia. Por outro lado, reconhecemos a importância de compartilhar os conhecimentos gerados, buscando tanto contribuir com a formação de pesquisadores e educadores, quanto executar projetos voltados à comunidade.
Os projetos desenvolvidos pelo GPA contam com a colaboração de pesquisadores de diferentes instituições brasileiras e do exterior, objetivando a geração de conhecimento científico de alta relevância e que alcance contextos locais, regionais e internacionais . A formação dessas redes de pesquisa é importante porque facilita a troca de informações, fortalecendo a interação entre a academia, a sociedade e instituições governamentais e financeiras. Ao mesmo tempo, elas permitem o compartilhamento de infraestruturas e tecnologias, resultando em um melhor aproveitamento dos recursos investidos.
Atualmente, o GPA está cadastrado na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e faz parte do diretório de pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq, Brasil). Nosso grupo também participa da Rede Nacional de Pesquisa em Biotecnologia Marinha (BiotecMar) e da rede Latin American Cnidaria Network (LA CNida).
Estrutura
O Grupo de Pesquisa em Antozoários está constituído por três laboratórios sediados em duas instituições: Centro Acadêmico de Vitória da Universidade Federal de Pernambuco (CAV-UFPE) e Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).
Laboratório de Biodiversidade (LABIO–CAV/UFPE)
Prof. Dr. Carlos Daniel Pérez – carlos.perez@ufpe.br
Universidade Federal de Pernambuco
Núcleo de Biologia, Centro Acadêmico de Vitória (CAV)
Rua Alto do Reservatório s/n – Bela Vista
Vitória de Santo Antão, Pernambuco, Brasil
55608-680
Laboratório de Ecologia e Conservação de Ecossistemas Marinhos (LECEM–UFRPE)
Prof.ª Dr.ª Paula Braga Gomes – paula.gomes.ufrpe@gmail.com
Universidade Federal Rural de Pernambuco
Rua Dom Manoel de Medeiros s/n – Dois Irmãos
Recife, Pernambuco, Brasil
52171-900
Laboratório de Invertebrados Marinhos (LIM–UFRPE)
Prof. Dr. Ralf Tarciso Silva Cordeiro – ralfts@gmail.com
Universidade Federal Rural de Pernambuco
Rua Dom Manoel de Medeiros s/n – Dois Irmãos
Recife, Pernambuco, Brasil
52171-900