Av. da Arquitetura, s/n - Cidade Universitária, Recife - PE, 50740-550
+55 (81) 9 9942-8731
contatoforumdemineracao@gmail.com

Sobre o tema

IX Fórum de Mineração do Departamento de Engenharia de Minas da UFPE

A indústria mineral enfrenta alguns dos desafios mais difíceis de todo o setor industrial no que se refere ao desenvolvimento sustentável. Os minerais são essenciais para a vida cotidiana, pois se transformam em numerosos produtos utilizados pela população e constituem matérias-primas essenciais em um grande número de indústrias. Por outro lado, a extração e o processamento, de minerais estão associados a uma série de impactos socioambientais, que precisam ser gerenciados a fim de que o setor se desenvolva de forma sustentável.

Os recursos minerais são à base do setor econômico conhecido como Setor Mineral, que possui a maior participação entre os produtos na balança comercial brasileira. A mineração representa de 3% a 5% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. O setor mineral é um dos que mais investem no País (cerca de US$ 15 bilhões por ano). Estes investimentos contemplam diversos minérios, sendo que o minério de ferro é o principal, com 63% dos US$ 75 bilhões previstos para serem investidos no setor até 2016. Dessa forma, a inovação torna-se necessária no contexto da sustentabilidade empresarial, pois pode renovar os produtos e os serviços que a organização oferece ao mercado, e ainda alterar a forma como esses são fabricados ou executados proporcionando benefícios econômicos, ambientais e sociais.

A demanda externa por sustentabilidade é uma oportunidade para gerar inovações organizacionais e tecnológicas. Assim, ao tratar da sustentabilidade como objetivo por meio da inovação, as organizações pioneiras devem desenvolver capacidades que os concorrentes serão pressionados a corresponder.

Por outro lado há uma demanda interna por desenvolvimento da indústria de mineração e a sua competitividade passam pelo desenvolvimento da PD&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) com novos padrões produtivos, novas tecnologias/processos e implementação de uma gestão orientada para a excelência e sustentabilidade.

Diante dessas duas forças, o setor mineral busca desenvolver sua cultura de inovação, de forma que o processo de mudança seja bem-sucedido, sustentável e com resultados desejáveis e como consequência gera o aumento da produtividade que torna a indústria mais competitiva através de mão de obra mais eficiente e/ou através de novas tecnologias.

A atividade de mineração articula alguns pontos que dizem respeito à sustentabilidade, inovação, produção e capacidades. Trata-se, portanto, de uma atividade produtiva em constante estado de monitoramento, pois não só depende estritamente da natureza como a modifica, seguindo o curso histórico que incorpora, concreta e simbolicamente, o meio ambiente natural à sociedade.