Regulamento

1.Inscrição no Festival

1.1 O IX Festival do Filme Etnográfico do Recife tem por objetivo premiar produções audiovisuais, produzidas a partir de 2017, que apresentem qualidade técnica reconhecida na área. Poderão ser inscritas produções nacionais e internacionais de filmes que abordem questões socioculturais contemporâneas sobre pessoas, grupos sociais, processos históricos de temas de interesse antropológico. A inscrição é gratuita e será realizada entre os dias 1 de maio e 15 de junho.

1.2. Os filmes a serem incluídos no Festival serão selecionados por curadores/as e/ou por profissionais reconhecidos do meio do audiovisual, nomeados/as pela Comissão Organizadora para essa finalidade.

1.3. Os filmes devem estar acompanhados do seu formulário de inscrição devidamente preenchido. O formulário pode ser acessado no seguinte endereço eletrônico http:// www.filmedorecife.com.br ou http://www.ufpe.br/filmedorecife. Os inscritos deverão também enviar: 2 fotos retiradas do filme, 1 foto do diretor/a e/ou equipe; todas as fotos devem estar no formato TIFF ou JPG, com comprimento não menor que 13 cm, mais o link do filme – salientando que o link deve ser do filme completo e não trailer – junto a senha de acesso, caso o vídeo esteja privado, de acordo com as instruções na ficha de inscrição. Importante: caso o formulário de inscrição não estiver devidamente preenchido ou o link de acesso expirar antes da data final de avaliação deste festival, a inscrição não será considerada.

1.4. Para participar da seleção é necessário:


  1. Preencher a ficha de inscrição disponibilizada no site;
  2. Anexar as fotos solicitadas;

  3. Serão aceitas inscrições mediantes submissão dos filmes via internet (tais como Wetransfer, Dropbox, etc – para o e-mail secretaria@filmedorecife.com.br) nos formatos MPG-4, MOV, ou AVI ou Blu-Ray, ou ainda mediante link para filmes hospedados no Vimeo, Youtube ou demais sites, com senha informada no ato da inscrição;
  4. Enviar termo de anuência devidamente assinado em formato JPG PDF, junto ao filme inscrito.
  5. Não serão aceitas cópias físicas para avaliação neste festival.

1.5. Os filmes realizados em uma língua diferente do português DEVERÃO ESTAR LEGENDADOS EM PORTUGUÊS ou acompanhados por um formato digital de tradução dos diálogos, títulos, e textos escritos ou falados inseridos no mesmo.

1.6. Os/as realizadores/as dos trabalhos selecionados para inclusão no Festival serão convidados para participar do mesmo pela organização do evento, sendo que os custos não serão de responsabilidade da organização geral do festival.

2. Comissão Julgadora e Premiação

2.1. A Comissão Julgadora da Mostra Competitiva será composta por profissionais do meio do audiovisual, da cultura, e serão anunciados até o dia 31 de julho de 2019. Nenhum membro desta comissão poderá participar da mostra competitiva. Nenhum membro da Comissão Organizadora fará parte da Comissão Julgadora ou participará da mostra competitiva. A decisão da Comissão Julgadora é inapelável.

2.2. A Comissão Julgadora designará os seguintes prêmios: Melhor Filme Etnográfico;
Melhor Documentário. A audiência e os participantes das mostras do Festival escolherão o Melhor Filme do Júri Popular.

2.3. A Comissão Organizadora do IX FIFER se reserva ao direito de sugerir recomendações especiais em concordância com as avaliações da Comissão Julgadora.

3. Cláusulas Adicionais

3.1. Com a prévia autorização daqueles que possuem os Direitos de Propriedade, os filmes e os documentários contidos no programa oficial do Festival poderão ser inseridos na internet pelo website do IX FIFER.

3.2. A divulgação dos filmes selecionados para a Mostra Competitiva e as demais Mostras Paralelas (não competitivas) do IX FIFER será anunciada no dia 31 de julho de 2019.

3.3. O ato de envio do formulário de inscrição implica na aceitação completa do regulamento acima, incluindo o uso de informações pessoais contidas no formulário de inscrição para uso não comercial.

Termo de Anuência