A Fonoteca Biológica da Universidade Federal de Pernambuco (FBIOUFPE) é um projeto do Laboratório de Herpetologia (LHERP) e do Departamento de Zoologia da UFPE, e é mantida através da colaboração entre docentes e estudantes bolsistas e voluntários da UFPE e de instituições parceiras. Nossa equipe é responsável por receber, catalogar, gerenciar e disponibilizar gravações dos organismos e do ambiente acústico ocorrentes em paisagens naturais, agrícolas e urbanas, cedidas por qualquer pesquisador ou cidadão interessado em contribuir com o avanço das ciências naturais e com a conservação da biodiversidade no Brasil e no mundo. A segunda função da nossa equipe é garantir o armazenamento, em longo prazo, dos arquivos das gravações e dos dados associados, diversificando locais e formas de armazenamento, prevenindo assim, danos ao acervo.

               Qualquer pessoa pode submeter arquivos contendo gravações de som à Fonoteca Biológica. Estas gravações se encaixarão em uma de duas categorias principais: Pesquisa e Ciência Cidadã. Sob a categoria Pesquisa, encaixam-se quaisquer gravações de organismos, sons ambientais ou ruídos, conduzidas com equipamento profissional ou semi-profissional, por pesquisadores estabelecidos ou em treinamento. Estas gravações podem ser oriundas de trabalho de campo vinculado a um projeto de pesquisa, trabalho técnico ou programa de extensão ou fazerem parte do acervo pessoal do doador. Em qualquer caso, tornam-se indispensáveis: 1) a alta qualidade da gravação, que deve ser armazenada em formato WAVE, AIFF, FLAC ou equivalente, 2) informações detalhadas sobre o local, o tempo, as condições e o equipamento utilizado nas gravações e, tanto quanto possível, 3) a identidade taxonômica do(s) organismo(s) gravado(s).    

               Sob a categoria Ciência Cidadã, encaixam-se gravações realizadas por qualquer pessoa interessada em contribuir com o registro de espécies feito através da utilização de equipamento amador, como gravadores de voz, câmeras, telefones celulares, smartphones e tablets. Neste caso, as gravações podem estar armazenadas em formato de alta qualidade ou compactado (.MP3 ou similar) e a identificação do organismo gravado pode ser feita através de seu nome popular.

               Para submeter uma ou mais gravações à Fonoteca Biológica, deve-se preencher uma planilha de dados com o maior número de informações possível a seu respeito. Um modelo da planilha com exemplos pode ser baixado aqui para gravações na categoria Pesquisa, e aqui para gravações que se encaixem na categoria Ciência Cidadã. A planilha e o(s) arquivo(s) de som correspondente(s) devem ser enviados para o e-mail fbioufpe@gmail.com, com o tópico “Solicitação de depósito de gravação”.

Em ambas categorias, encorajamos o envio de fotografias dos animais gravados (arquivos de imagem ou links para fotos publicadas online), as quais estarão vinculadas ao arquivo de som da gravação.

               Ao enviar as gravações à Fonoteca Biológica, o autor ou autora da gravação concorda com sua distribuição e utilização por terceiros, para fins acadêmicos, científicos, educacionais ou recreacionais. O direito comercial sobre cada gravação é reservado a seu autor ou autora. Quando o direito comercial sobre uma gravação for cedido ou vendido a uma outra parte, o autor/doador se compromete a notificar a Fonoteca Biológica, que providenciará o bloqueio do arquivo diante de novas solicitações por terceiros.

               Ao enviar gravações para depósito na Fonoteca Biológica, o autor ou autora declara que leu e concorda com as normas de envio descritas acima.        

 

[Atenção! Esta página está em construção. Alguns dos recursos mostrados podem não estar disponíveis ainda.]