Sistemas de Informação

Exatas e Tecnologia

Bacharelado

O curso de Bacharelado em Sistemas de Informação (SI) tem a computação como atividade meio, ou seja, trabalha como aplicar a computação para gerenciar os negócios das organizações. Para isso, o profissional de SI do Centro de Informática da UFPE (CIn-UFPE) tem formação nas áreas de Computação, Administração, Contabilidade e Economia, de forma a entender os problemas organizacionais e propor soluções inovadoras para melhorar a gestão de negócios, apoiar a tomada de decisões, assim como planejar estratégias para concepção de produtos e serviços para mercados emergentes. Neste contexto, o profissional de SI formado pelo CIn-UFPE estará apto a atuar principalmente, mas não exclusivamente, em dois campos de trabalho: (i) Projeto e desenvolvimento de SI, desempenhando os papéis de analista de SI, programador de SI, gerente de desenvolvimento de SI, gerente de projetos de SI, consultor/auditor em desenvolvimento de SI etc. e (ii) Gestão de SI, atuando como gestor da informação ou de tecnologia da informação, gerente de SI, consultor/auditor em gestão de SI etc. O curso de Sistemas de Informação tem uma duração de 8 semestres (4 anos) e são ofertadas anualmente 70 vagas (35 vagas por período).

O curso tem conceito 4 no Enade e é bem avaliado em rankings de cursos de graduação; sendo considerado o 5º melhor curso da área de computação do Brasil pelo Ranking Universitário Folha 2019 (RUF2019) e conceituado como muito bom (4 estrelas) no Guia da Faculdade, parceria entre Estadão e Quero Educação. O curso conta com toda a infraestrutura do Centro de Informática (CIn), totalizando 15 salas de aula, 6 laboratórios de ensino, 13 laboratórios de pesquisa, 11 salas de reunião, 2 auditórios, 1 anfiteatro, 1 sala de convivência, espaços para refeições etc. em seus dois prédios. Ademais, o CIn comporta nos seus espaços internos 9 projetos envolvendo parceiros estratégicos (Samsung, Motorola, Apple etc.) e integra o ecossistema de tecnologia e inovação do Recife.

Os egressos do curso têm abertas suas empresas (Startup) ou ocupado postos de desenvolvedores ou gestores em empresas públicas ou privadas, muitas estando ligadas ao Porto Digital. Além disso, temos também alunos que optam por continuar seus estudos em mestrados ou doutorados dentro ou fora da UFPE.