Rádio TV e Internet - Campus Recife

Humanas e Sociais

Bacharelado

O curso de Rádio e TV da UFPE começou a funcionar em 1989. Em 12 de março de 2011 o curso mudou de nome para Rádio, TV e Internet no sentido de se atualizar. Entre outros aspectos, o curso de Rádio, TV e Internet prepara o profissional para atuar em parceria com outras áreas da Comunicação Social: 

  • No planejamento de sistemas de comunicação integrados; 
  • No exercício das funções de rádio e televisão incorporadas ao conjunto de mídias tradicionais e de novas tecnologias; 
  • Na produção de material educativo e de entretenimento da competência do radialismo; 
  • Na busca de novas linguagens em espaços alternativos; 
  • No desenvolvimento e produção de novas tecnologias digitais com a preocupação na convergência dos meios. 

O curso oferece a possibilidade dos estudantes participarem de convênios nacionais e internacionais através de programas de intercâmbio e mobilidade estudantil. Palestras, seminários, participação em eventos, estágios extracurriculares, programa de iniciação científica, projetos de extensão comunitária e parcerias com a iniciativa privada propiciam estratégias de atualização permanente e trazem novos assuntos e demandas à pauta de discussões no contexto das atividades acadêmicas. O curso de Rádio, TV e Internet tem a duração mínima de 2.835 horas. O tempo mínimo para integralização do curso é de 8 (oito) semestres e máximo de 16 (dezesseis) semestres, conforme orienta a Resolução Nº 2, de 18 de junho de 2007, do CNE/CES. É oferecido no horário da manhã com 30 vagas em segunda entrada.

Ao longo da sua história, o Curso de Rádio, TV e Internet tem trabalhado com afinco na preparação dos seus discentes e os resultados obtidos colocam-no em posição de destaque no cenário regional e nacional. Entre outros, salientamos alguns indicadores dos resultados positivos deste esforço: Estudantes contemplados em prêmios como o Geração Futura, promovido pelo canal Futura (2013, 2014, 2015, 2016 e 2017) e diversos alunos que trilharam de forma bem-sucedida a área acadêmica. De modo que os impactos positivos da formação em Rádio, TV e Internet da UFPE podem ser sentidas em diversas áreas do tecido social pernambucano e nacional. Os números do Sisu 2018 também dão um bom indicativo do interesse dos concluintes do Ensino Médio sobre o curso: Foram 673 inscritos para 30 vagas, tendo a concorrência efetiva sido de cerca de 21 candidatos por vaga (considerando-se os inscritos aptos).