Enfermagem - Campus Recife

Natureza e Saúde

Bacharelado

A Enfermagem é a ciência que tem por objetivo o cuidado do ser humano no âmbito individual, familiar e comunitário. É um profissional autônomo, que possui um corpo de conhecimentos próprios, utilizados para assistir ao indivíduo durante todo o seu ciclo de vida, desenvolvendo atividades que promovam a prevenção, promoção, recuperação e reabilitação da saúde dos indivíduos.

A profissão de Enfermagem é exercida por trabalhadores que atuam em diferentes níveis dentro dos serviços de assistência à saúde, divididos em três categorias profissionais: enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem.

Enfermeiro é o profissional com nível superior, portador de diploma conferido por uma Universidade ou Faculdade, com conhecimentos técnico-científico, político-sociocultural, ético-legal e deontológico. Na sua atuação, em qualquer campo, é função do enfermeiro desenvolver atividades de planejamento, organização, coordenação, execução e prestada aos pacientes/famílias/comunidade. Essencialmente, existem quatro grandes campos onde o profissional de Enfermagem pode realizar suas atividades: Assistência; Gestão; Ensino/Pesquisa; Empreendedorismo.

Assistência direta ao indivíduo, família e comunidade: O cuidar/cuidado, como processo de atuação do enfermeiro, é realizado com base em princípios éticos e científico, podendo atuar em redes hospitalares, consultórios e clínicas de Enfermagem, unidades básicas de saúde, serviços de atendimento pré-hospitalar em urgência e emergência (SAMU), atenção domiciliar, assistência na área de transplantes de órgãos, serviços especializados em tratamento de feridas, dentre outros.

Gestão e Gerenciamento: o profissional de Enfermagem é responsável pela na gestão e gerenciamento dos serviços de saúde e pela coordenação das atividades das demais categorias de enfermagem (técnicos e auxiliares) nas unidades hospitalares, unidades básicas de saúde, secretarias de saúde do estado/município e Universidades. Além de atividades de Auditoria em Enfermagem.

Empreendedorismo: o enfermeiro pode realizar atendimentos em consultórios particulares, no domicílio e em cooperativas, consultorias e auditorias como profissional autônomo ou em empresas e atendimentos em eventos, além de proprietários de instituições de ensino (nível técnico ou especializações) ou prestação de serviços especializados: clínicas de vacinação, amamentação, dermatologia e estética, esterilização de material médico-hospitalar, transporte de pacientes, aluguel de equipamentos e comercialização de produtos da área hospitalar, dentre outros.

Ensino/Pesquisa: o enfermeiro pode atuar na educação permanente, educação continuada, na formação técnica profissional e superior em Enfermagem, em capacitações e especializações, assim como na educação em saúde para população em geral. Além disso, participa e coordena programas e centros de pesquisa e extensão universitária, dentre outras atividades, contribuindo para a prática profissional baseada em evidências.

Há 72 anos, o Departamento de Enfermagem da UFPE forma enfermeiros com excelência para atuar no mercado de trabalho a nível nacional e internacional, a nível de Graduação e Mestrado e Doutorado.

Atualmente, o Curso de Graduação em Enfermagem da UFPE/Campus Recife oferece 40 vagas por semestre, com procura cada vez maior, sendo um dos cursos mais concorridos. Ocorre em 10 semestres e é oferecido por professores mestres e doutores com destaque nacional. O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf) do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFPE oferece 27 vagas para o curso de Mestrado e 10 vagas para o Doutorado. O PPGEnf trabalha com as linhas de pesquisa: Saúde da Família nos Cenários do Cuidado de Enfermagem e Enfermagem e Educação em Saúde nos Diferentes Cenários do Cuidar.

Na última avaliação do MEC (ENADE), realizado em 2019, o curso de graduação alcançou conceito 5, sendo considerado um dos melhores cursos do Estado de Pernambuco e do Brasil: 1º lugar entre as instituições públicas de ensino superior em Pernambuco e 22º lugar entre as instituições públicas de ensino superior no Brasil. Além disso, os alunos egressos do curso de Enfermagem/UFPE tem alcançado altos níveis de aprovação em concursos públicos, em programas de residência em enfermagem, em pós graduações stricto sensu e em processos de seleção nacionais e internacionais.

O currículo, voltado para a formação da Enfermagem enquanto prática social, propõe trabalhar competências e habilidades técnicas, cognitivas e emocionais para assistir ao indivíduo, família, comunidade e grupos sociais. O estudante é preparado para atuar como membro ativo e efetivo da equipe, nos diversos níveis de assistência e em diferentes campos dos serviços de saúde; participar do processo de decisão e implementar ações administrativas, em instituições de nível federal, estadual ou municipal, bem como em diferentes níveis da rede privada dos serviços de saúde; participar de entidades, ações e movimentos intrínsecos à área, que visem a melhoria das condições de vida da população e da profissão e, desenvolver pesquisas buscando construir o saber da profissão.

Durante a pandemia COVID-19, o curso de Enfermagem/UFPE assumiu protagonismo na colaboração a assistência à população do Estado, tanto na participação nas campanhas de vacinação em massa, como na assistência direta aos pacientes hospitalizados e no acolhimento às famílias, e na educação em saúde da população a respeito dos métodos de prevenção e dos cuidados de saúde diante da infecção pelo SARS-COV-2.
Ao longo dos seus 72 anos, o Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco vem formando enfermeiros com atuação nos mais diversos segmentos do mundo do trabalho em saúde, seja no Estado ou nas demais regiões do País, e em outros Países, contribuindo para a consolidação da profissão e a qualidade da assistência à população.