Ciências Sociais

Humanas e Sociais

Bacharelado

O curso de Ciências Sociais da UFPE tem duas habilitações: de Bacharel em Ciências Sociais e de Licenciado em Ciências Sociais. Por um lado, a formação de tipo Bacharelado tem como objetivo formar profissionais com conhecimento crítico sobre a realidade social, econômica, política e cultural, capacitando-os para o ensino e a pesquisa, e incentivando a participação em projetos de extensão. Por outro, a formação de tipo Licenciatura tem como meta principal habilitar e qualificar estudantes para o exercício profissional de professor(a) do ensino fundamental e médio. Os profissionais formados em Ciências Sociais estão habilitados a coordenar, planejar, assessorar e desenvolver atividades de pesquisa na área social em instituições públicas e privadas. 

O curso de Ciências Sociais está vinculado ao Departamento de Sociologia, localizado no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH). Para o Bacharelado são oferecidas 60 vagas na 1ª entrada, no turno vespertino, com a duração do curso, mínima de 8 semestres e máxima de 16 semestres; e, para a Licenciatura são oferecidas 40 vagas na 2ª entrada, com a duração mínima de 9 semestres e máxima de 16 semestres. 

O curso de Ciências Sociais possui 2 laboratórios de informática e audiovisuais disponíveis para estudantes dos turnos vespertino e noturno, que permitem maior inserção dos(as) alunos(as) nas pesquisas e demais projetos em andamento nos departamentos que compõem o curso. A Coordenação do curso também tem melhorado os processos de comunicação com docentes e discentes através da criação de uma página no Instagram: @csociaisufpe onde os estudantes dos cursos de Ciências Sociais podem ser rapidamente acionados (envio de convites, oportunidades de bolsas, produção discente e docente, etc); inclusive este estímulo à produção discente tem ocorrido através de participação dos(as) alunos(as) em atividades desenvolvidas pelo PET Ciências Sociais e projetos de extensão desenvolvidos pelos docentes, bem como participando de eventos científicos locais, seja enviando trabalhos para eventos em outras universidades nacionais e internacionais.