Notícias

Informações das atividades realizadas pela Diretoria Lato Sensu, durante o período emergencial da pandemia da COVID-19

Acesse aqui as informações

A UFPE prorroga as  medidas restritivas até 19 de abril, devido à pandemia do novo coronavírus em Pernambuco.

https://www.ufpe.br/agencia/noticias/-/asset_publisher/dlhi8nsrz4hK/content/ufpe-mantem-medidas-restritivas-ate-o-dia-19-de-abril/40615

A UFPE adota medidas restritivas devido à pandemia do novo coronavírus em Pernambuco, no período de 18 de março a 5 de abril.

Dentre as mediadas adotadas está a suspensão de entrega de certificados dos cursos de especialização.

https://www.ufpe.br/agencia/noticias/-/asset_publisher/dlhi8nsrz4hK/content/ufpe-intensifica-medidas-restritivas-ate-o-dia-5-de-abril/40615

NOVA VERSÃO DO FORMULÁRIO DE RELATÓRIO FINAL - JUNHO/2020

Prezados(as) Senhores(as),

 

Cumprimentando Vossa Senhoria, vimos comunicar que, após decisão da Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação/CEPE, em sua 3ª reunião ordinária, de 12 de junho de 2020, fica estabelecido que, para integrar os processos referentes a Relatórios Finais Acadêmicos dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização), deixam de ser exigidos os arquivos em PDF das monografias dos alunos dos Cursos, mudando-se, dessa forma, o procedimento de análise dos relatórios finais acadêmicos. Ressaltamos, no entanto, que será de inteira responsabilidade e competência das respectivas coordenações de cursos de especialização as informações corretas quanto ao título dos trabalhos de conclusão de curso, nome dos docentes orientadores e sua titulação acadêmica, bem como, médias obtidas nesses trabalhos. Dessa forma, quaisquer equívocos no preenchimento dessas informações nas fichas acadêmicas dos alunos, que acarrete prejuízo de reimpressão de certificados, que demandará a emissão e custos de uma 2ª via do documento oficial, será de inteira responsabilidade e ônus das coordenações dos cursos. Certos de poder contar com a efetiva colaboração daqueles que respondem administrativamente por cursos de especialização realizados na UFPE, agradecemos desde já pelo comprometimento das coordenações nessa modalidade de curso e colocamo-nos à disposição para quaisquer esclarecimentos.

Atenciosamente,

 

Ana Priscila P. C. Leite

Coordenadora Geral dos Cursos de Especialização

especializacao@ufpe.br

 

Suspensão das atividades acadêmicas presenciais por período indeterminado

Orientações:
Seguir “Orientações para os cursos de especialização” abaixo…

Orientações para os Cursos de especialização

O Magnífico Reitor publicou uma nota na data de 24/03/2020 sobre a suspensão das atividades acadêmicas nas modalidades presencial e a distância.
Destacamos o que diz respeito aos nossos cursos de especialização:
Cursos de Especialização Presenciais
“Em relação aos cursos de pós-graduação lato sensu (especializações, excluídas as Residências em Saúde), as atividades presenciais permanecem suspensas. Recomendamos, no entanto, quando possível e devidamente acordado entre as partes envolvidas (coordenações, docentes e estudantes), a manutenção das atividades dos cursos de especialização de forma virtual, inclusive as defesas de Trabalho de Conclusão do Curso (TCC);”
Orientações:
Quanto à parte acadêmica, solicitar atualização ao Projeto Pedagógico, mediante ofício do SIPAC, destinado  ao Setor de Especialização/PROPESQ, com a justificativa fundada no atual cenário do COVID-19.
A Coordenação do curso de especialização poderá adaptar as atividades presenciais para que sejam realizadas on-line com as ferramentas de tecnologias disponíveis atualmente, caso todos possam ter acesso. 
Solicitamos que seja realizada uma consulta com professores e alunos e que seja encaminhado o registro das respostas à PROPESQ para anexação ao Projeto. Sugerimos utilização do Formulário da Google e que seja anexada ao SIPAC a planilha com as respostas de anuência de todos os alunos.
Salientamos que a UFPE por meio do e-mail institucional, com a migração para o G Suite, nos disponibiliza diversas ferramentas que podem ser utilizadas, como o Google Meet, Formulários Google, Documentos Google, Apresentações Google…
Pode ser utilizado também o Moodle para algumas ações, como gestão, orientação de estudantes e defesa de TCC. A solicitação de abertura de salas pode ser feitas através do nead@ufpe.br.
Salientamos também que atividades a distância requerem um maior acompanhamento dos alunos por parte da Coordenação do curso. 
Sugerimos um canal de comunicação definido, claro e aberto da secretaria do curso com seus alunos para que eles possam ter respostas as suas demandas; como também que os professores estejam atentos ao andamento das atividades e em constante contato com seus alunos.
Solicitamos que os registros das atividades citadas sejam anexados ao Relatório Final do curso.
Quanto a questões financeiras, entrar em contato com FADE nucae@fade.org.br e PROPLAN convenio.proplan@ufpe.br.de tod
Cursos de Especialização EaD
“No que se refere às atividades de educação a distância, cabe destacar: 
[…]
4. Os cursos de Especialização e de Extensão UAB e UNA-SUS continuarão funcionando on-line, como alguns cursos autoinstrucionais na área da saúde conveniados com o Ministério da Saúde, pontuais, de curta duração, em fase de conclusão.”
Orientações:

Os cursos de especialização EaD continuam funcionando normalmente on-line.

Para quaisquer outros esclarecimentos, segue nosso e-mail: especializacao@ufpe.br
Ana Priscila P. C. Leite
Coordenadora Geral Lato Sensu
PROPESQ/UFPE

Informações do setor de especialização

Ao cumprimentá-los, informamos que o trabalho de emissão e entrega de certificados de conclusão de curso estão suspensos temporariamente, por exigir um manuseio presencial e contato humano, devido à situação atual e orientações das autoridades públicas sobre o COVID-19.
Contudo, o Setor de Especialização continua a executar suas atividades essenciais em home office e dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail especializacao@ufpe.br.
Agradecemos a compreensão e solicitamos que todos se mantenham calmos, cuidem da saúde, e esperem com paciência a passagem deste tempo, para vencermos juntos este período tão conturbado.
Deus sempre no comando!
 
Atenciosamente,
 Ana Priscila P. C. Leite
Coordenadora Geral Lato Sensu
 
Setor de Especialização