Departamento de Física - UFPE
Av. Jorn. Aníbal Fernandes, s/n - Cidade Universitária, Recife - PE, 50740-540
escolamatcondens.ufpe@gmail.com

A Escola

Há décadas o estudo da matéria em sua fase condensada constitui uma das áreas de pesquisa mais ativas da física. Sua relevância extrapola o estudo de sistemas de um ponto de vista puramente fundamental, abrangendo hoje áreas de tecnologia aplicada, como engenharia de materiais e ciência de dados. A Escola de Física da Matéria Condensada “Sérgio Mascarenhas”, do Departamento de Física da Universidade Federal de Pernambuco (DF-UFPE), será a 1a edição de uma escola que visa divulgar tópicos atuais em matéria condensada, aprofundando e ampliando os conhecimentos de estudantes nessa área.

A escola será realizada na semana de 14 de julho a 20 de julho de 2024. O público alvo é principalmente estudantes concluintes dos cursos de graduação em Física, Matemática, Química, Ciência dos Materiais e Engenharias, assim como estudantes em estágio inicial de cursos de pós-graduação em Física.

A escola irá oferecer aulas expositivas teóricas em conceitos gerais básicos de matéria condensada além de cursos práticos consistindo de atividades experimentais (visitas a laboratórios e participação em processos de síntese e caracterização) e modelagem teórico-computacional (a partir de cálculos baseados na Teoria do Funcional da Densidade e Monte Carlo clássico, além de técnicas analíticas). Teremos também uma série de seminários e colóquios apresentados por professores e professoras do DF-UFPE, além de pesquisadores convidados.

A Escola de Física da Matéria Condensada “Sérgio Mascarenhas” será uma oportunidade para estudantes de Pernambuco (assim como de outras partes do Nordeste e demais regiões do país) conhecerem melhor o reconhecido trabalho em matéria condensada desenvolvido no DF-UFPE.