Departamento de Física - UFPE

Horário: 15/Julho/2024 às 17h00
Local: Auditório do Departamento de Física, CCEN, UFPE

Título: Magnetoimpedância Gigante: Fundamentos e Aplicações

Resumo: O fenômeno da magnetoimpedância gigante (GMI) foi observado pela primeira vez aqui na UFPE em uma liga amorfa ferromagnética de alta permeabilidade magnética em 1993. Fundamentalmente, a GMI é uma medida de quão profunda uma corrente elétrica alternada pode fluir em um metal e o comprimento de penetração é o principal parâmetro que explica grande parte da dependência da GMI com parâmetros externos como campo magnético aplicado, magnitude e frequência da corrente elétrica e suscetibilidade magnética. O movimento das paredes de domínio e a ressonância ferromagnética adicionam uma dependência com a frequência que é única e que, por sua vez, permite encontrar novas aplicações tecnológicas. Nos últimos 30 anos, a GMI foi investigada em uma ampla gama de materiais, em diversas geometrias e em filmes finos e multicamadas magnéticas. A GMI também tem sido também utilizada como ferramenta para investigar fenômenos magnéticos e no desenvolvimento de novos sensores magnéticos. Neste seminário serão revisados ​​modelos fenomenológicos, materiais e exemplos de aplicações. Por fim, também serão apresentados alguns dados obtidos recentemente em nosso grupo de pesquisa.