Departamento de Física - UFPE

Horário: 15/Julho/2024 às 16h30
Local: Auditório do Departamento de Física, CCEN, UFPE

Título: Controlando Skyrmions Magnéticos

Resumo: Skyrmions são estados topológicos protegidos com características de partículas que emergem em diversas teorias de campo, abrangendo áreas da física tão diversas quanto a física de partículas e a física da matéria condensada. Experimentalmente, skyrmions foram observados pela primeira vez há cerca de 15 anos em alguns tipos de materiais magnéticos conhecidos como magnetos quirais. Nesses materiais, os skyrmions emergem como texturas magnéticas de tamanho nanoscópico e altíssima mobilidade. Ou seja, podem ser armazenados em altas densidades e translocados em altas taxas, sendo, portanto, de grande interesse para aplicações em spintrônica e dispositivos de memória. Neste seminário, faremos uma breve introdução à física dos skyrmions magnéticos e apresentaremos alguns avanços recentes na compreensão das propriedades estáticas e dinâmicas dos skyrmions e em como podemos controlar seu movimento.