Pesquisadores

Ricardo Menezes Campello de Souza

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Pernambuco (1974), obteve o título de Mestre em Ciências pela mesma Universidade em 1979 e o titulo de PhD pela University of Manchester, Inglaterra, em 1983, ambos em Engenharia Elétrica. Desde 1978 é Professor do Departamento de Eletrônica e Sistemas da UFPE, onde foi coordenador do Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica no período 1984-1987, Chefe do Departamento no período 1987-1992 e atualmente ocupa a posição de Professor Associado. Seus interesses de pesquisa incluem transformadas em corpos finitos, criptografia, teoria algébrica da codificação e processamento digital de sinais.

Juliano Bandeira Lima

Possui graduação em Engenharia Elétrica, modalidade Eletrônica (2002), mestrado (2004) e doutorado (2008) em Engenharia Elétrica. Todos os títulos foram obtidos pela Universidade Federal de Pernambuco. Durante o doutorado, realizou estágio na Carleton University (Ottawa, Canadá). Atualmente, é Professor Associado do Departamento de Eletrônica e Sistemas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Sua experiência concentra-se nas áreas de Comunicações e Matemática Aplicada, em que tem atuado como docente e pesquisador, dedicando-se, principalmente, aos seguintes temas: Processamento Digital de Sinais, algoritmos rápidos, Criptografia e ferramentas matemáticas em corpos finitos e suas aplicações. É docente permanente e atual coordenador do Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Pernambuco (PPGEE / UFPE), um dos líderes do Grupo de Pesquisa em Processamento Digital de Sinais da UFPE e membro Sênior do Institute of Electrical and Electronic Engineers (IEEE).

Gilson Jerônimo da Silva Junior

Possui graduação em Engenharia Eletrônica pela Universidade Federal de Pernambuco (2006) com Láurea Universitária, mestrado e doutorador em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Pernambuco (2008 e 2012 respectivamente). Atuou como Engenheiro pesquisador DTI no LINCS durante 8 meses (entre 2008 e 2009). Atualmente é Professor Adjunto do curso de graduação em Engenharia Eletrônica (desde 2012) do Departamento de Eletrônica e Sistemas (DES), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Foi coordenador da equipe vencedora do Desafio SBrT'2017 de Comunicações Digitais para Aplicações Militares em 2017, promovido pela Sociedade Brasileira de Telecomunicações. Possuí experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Eletrônica, atuando principalmente nos seguintes temas: Processamento digital de sinais, transformadas rápidas, corpos finitos e sistemas de radar/sonar. É professor colaborador da equipe de extensão Asa Branca Rocket Design, na parte de sistemas de controle embarcado, que tem por objetivo introduzir os alunos em problemas relacionados a drones, cubesat e foguetes. Tem interesse nos seguintes temas: processamento de sinais, controle, algoritmos rápidos, projeto de circuitos integrados e criptografia. Atualmente leciona as disciplinas: Eletrônica 1, Filtros Digitais, Filtragem Adaptativa e Sinais e Sistemas; que são ofertadas para as engenharias: Eletrônica, Telecomunicações e Biomédica.

José Rodrigues de Oliveira Neto

Possui graduação em Engenharia Elétrica, modalidade Eletrônica, pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (julho 2013), mestrado em Engenharia Elétrica, área de concentração Eletrônica, pelo PPGEE-UFPE (julho 2015) e doutorado em Engenharia Elétrica, área de concentração Comunicações, pelo PPGEE-UFPE (janeiro de 2019), com doutorado-sanduíche na School of Mathematics and Statistics of the Carleton University, Ottawa, Canada (PDSE/CAPES). Atualmente, é professor do departamento de Engenharia Mecânica da UFPE e leciona disciplinas na ênfase de Mecatrônica. Seus principais interesses de pesquisa estão no campo do processamento digital de sinais, implementações em hardware e sistemas embarcados.

felipe

Felipe Alberto Barbosa Simão Ferreira

Brasileiro, nascido em Recife (PE), Felipe Ferreira é graduado em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Pernambuco (2011), obteve o título de Mestre em Engenharia de Sistemas da Universidade de Pernambuco (UPE) em 2017 e o título de Doutor em Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Pernambuco em 2020. Atualmente é Professor na Universidade Federal Rural de Pernambuco. Suas atividades de pesquisa concentram-se em processamento de sinais e inteligência computacional.

Estudantes

Doutorado