O Gamification Engineering Project nasceu da necessidade de motivar alunos ensino superior em Engenharias no processo de ensino e aprendizagem por meio de metodologias ativas de ensino, estimulando habilidades técnicas e comportamentais.

Assim, a gamificação na educação, ou jogos sérios, foca no envolvimento lúdico, utilizando elementos de jogos em ambientes não relacionados a jogos (non games), criando espaços de aprendizagem mediados pelo desafio, pelo prazer e entretenimento.

Ao desenvolver esses jogos, vislumbramos a oportunidade de adaptar alguns conceitos para o ambiente do ensino médio, de modo a haver uma aproximação dos “futuros alunos” aos cursos de engenharia, desmistificando o papel do engenheiro.

______________________________________________________________________________________

EVENTOS

  • Para saber mais sobre os eventos que nosso projeto já participou clique aqui.

  • Você é diretor ou professor em escola de ensino médio? Nos convide para levar nosso projeto à sua escola. Veja nossos contatos aqui.

______________________________________________________________________________________

PRODUTOS

Um dos resultados do projeto é a confecção de jogos.

Todos os jogos são disponibilizados gratuitamente acessando aqui.

______________________________________________________________________________________

PROJETO DE EXTENSÃO

2024- atual. GAMIFICATION ENGINEERING PROJECT: Utilização de jogos sérios como estratégia de introdução ao empreendedorismo, inovação e sustentabilidade na educação básica

Descrição: O objetivo geral é introduzir conceitos de empreendedorismo, inovação e sustentabilidade por meio de jogos sérios, proporcionando um aprendizado mais interativo e eficaz. Edital PIBExt de Incentivo e Bolsas de Extensão nº 03/2024.

2023 – 2024. GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE MOTIVAÇÃO E ENVOLVIMENTO DOS ALUNOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO SUPERIOR EM ENGENHARIA

Descrição: Este projeto possui duplo objetivo, que são: (a) desenvolver games como estratégias de ensino, conduzindo a motivação e envolvimento dos alunos de graduação no processo de ensino/aprendizagem na educação superior em engenharia; e (b) aproximar alunos de escolas públicas do ensino médio da atuação do Engenheiro de modo a influenciar positivamente na sua opção de graduação.
______________________________________________________________________________________

PROGRAMA BIA

Bolsa de Incentivo Acadêmico da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia/FACEPE.

2024 – Atual – DESENVOLVIMENTO DE GAMES RELACIONADO A DISCIPLINA DO CURSO DE ENGENHARIA
Integrantes: Janaina Moreira de Meneses – Coordenadora / Lucas Vinícios Silva Martins de Andrade – Integrante/ Luiz Guilherme Pereira da Silva – Integrante.

2023 – 2024 – DESENVOLVIMENTO DE JOGO SÉRIO ASSOCIADOS A TEMATICA: SUSTENTABILIDADE
Integrantes: Marcele Elisa Fontana – Coordenadora / André Monteiro Santana Silva Filho – Integrante.

2023 – 2024 – DESENVOLVIMENTO DE JOGO SÉRIO ASSOCIADOS AOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Integrantes: Marcele Elisa Fontana – Coordenadora / Paulo Silva Barroso – Integrante.

2023 – 2024 – DESENVOLVIMENTO DE GAMES ASSOCIADOS AO CONTEÚDO DE ENGENHARIA DA QUALIDADE
Integrantes: Marcele Elisa Fontana – Coordenadora / Girlanyson Lopes da Silva – Integrante.

2023 – 2024 – DESENVOLVIMENTO DE GAMES ASSOCIADOS AO CONTEÚDO DE ENGENHARIA
Integrantes: Janaina Moreira de Meneses – Coordenadora / Miguel Pereira Lemos – Integrante/ Mayres Francisca da Silva Santos – Integrante / Yasmin Sampaio dos Santos – Integrante.

______________________________________________________________________________________