Despertando o potencial dos alunos através da motivação e envolvimento no processo de aprendizagem por meio de jogos com propósito: Estudos na engenharia
Organização: Marcele Elisa Fontana, Vilmar Santos Nepomuceno, Wesley Douglas Oliveira Silva, Janaina Moreira de Meneses, Armando Dias Duarte
O desenvolvimento deste livro iniciou-se por meio do projeto de extensão “Gamification Engineering Project”, coordenado pela professora Marcele Elisa Fontana. Durante o desenvolvimento do projeto foi possível estabelecer parcerias com docentes do Instituto Federal de Pernambuco, Universidade Federal de Alagoas e Universidade Federal do Oeste da Bahia, o que estimulou o desenvolvimento dos jogos e proporcionou o resultado apresentado neste livro.
O livro está organizado em oito (08) capítulos, em que o Capitulo 1 realiza uma breve apresentação dos conceitos gerais e pertinentes a todos os jogos, bem como apresenta um modelo geral usado para a elaboração dos jogos. Do Capítulo 2 ao Capítulo 7 os jogos são apresentados, incluindo a descrição das suas vivências em sala de aula. No total oito (09) jogos foram desenvolvidos e validados neste livro, nas temáticas: Economia Circular (EC), Gestão de Resíduos Eletro Eletrônicos (REE), Engenharia de Produção (EP), Planejamento de Vendas e Operações (PVO), Planejamento Mestre da Produção (MPS), Cadeia de Suprimentos (CS) interna e conflitos entre áreas funcionais; CS total e problemas de variabilidade; Controle estatístico do processo (CEP) e Linguagem de programação computacional. É importante destacar que a maioria dos jogos foi desenvolvida por discentes de graduação em engenharias, reforçando o caráter extensionista desta obra e a promoção dos alunos como protagonistas do processo. Por sua vez, o Capítulo 8 traz um resumo sobre as habilidades esperadas para os profissionais do futuro, incluindo os engenheiros, categorizadas em técnicas (hard) e comportamentais (soft). Além disso, uma pesquisa realizada junto aos discentes que vivenciaram os jogos oportunizou avaliar se os jogos na educação são capazes de promover o aprendizado, bem como o desenvolvimento das habilidades, tanto hard quanto soft.
Por fim, o conteúdo deste livro pode ser relacionado ao seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) do Brasil (https://brasil.un.org/pt-br):
• ODS nº 4 – Educação de Qualidade, ao engajar os estudantes por via das estratégias de gamificação de maneira focada;
• ODS nº 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura: uma vez que aborda temáticas relacionadas as áreas da engenharia, contribuindo para o estímulo de futuros profissionais que podem atuar no setor, propiciando um ambiente adequado ao desenvolvimento de infraestrutura de qualidade, confiável, sustentável e resiliente; e
• ODS nº 12 – Consumo e Produção Responsáveis: uma vez que dois jogos tratam da gestão sustentável e o uso eficiente dos recursos naturais.
Acesso: Clique aqui.
_____________________________________________________________________________________________________
SOBRE OS AUTORES
Marcele Elisa Fontana: Doutora em Engenharia de Produção. Professora associada do departamento de Engenharia Mecânica, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), atuando como membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PPGEM) e do Programa de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e Consumo (PPGIC), líder do grupo de pesquisa em Decisões Estratégicas em Produção e Logística (DEPLog) e coordenadora do grupo de extensão Gamification Engineering Project. http://lattes.cnpq.br/3130016839052852
Vilmar Santos Nepomuceno: Doutor em Ciências da Computação. Professor Associado do EBTT no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Campus Recife. http://lattes.cnpq.br/1493013358874325
Wesley Douglas Oliveira Silva: Doutor em Engenharia de Produção. Professor adjunto do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e membro permanente do Programa de Pós-graduação em Recursos Hídricos e Saneamento (PPGRHS) do Centro de Tecnologia da UFAL (CTEC – UFAL). Também é líder do Research Group for Innovation on Industry, Sustainability and Efficiency (RISE). http://lattes.cnpq.br/6171765374586978
Janaina Moreira de Meneses: Doutora em Engenharia Química. Professora adjunta do departamento de Engenharia Mecânica na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Vice coordenadora do grupo de extensão Gamification Engineering Project. http://lattes.cnpq.br/0574035618533787
Armando Dias Duarte: Doutor em Engenharia Civil. Professor Adjunto do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Oeste da Bahia, no campus de Luís Eduardo Magalhães (UFOB-LEM), sendo o líder do Grupo de Pesquisa Multidisciplinar de Apoio à Decisões (GPMAD). http://lattes.cnpq.br/5704187021277285
Emerson Philipe Sinésio: Mestre em Gestão, Inovação e Consumo pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Ewerton Felipe Soares Tenório: graduando em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Gyovanna Gabrielly Nepon Silva: graduanda em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
João Pedro Alexandre de Queiroz Santos: graduando em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB).
Lorenei Arlindo Donatti Júnior: graduando em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB).
Lucas Pontes de Andrade: graduando em Engenharia de Controle e Automação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Mayres Maurício Andrey da Silva Santos: graduando em Engenharia da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Maria Vitoria Monteiro dos Santos: graduanda em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Matheus Pereira Santana: graduando em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB).
Miguel P. de Lemos: graduando em Engenharia da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Priscila Porto Higino: graduanda em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB).
Vinicius de Almeida Silva: graduando em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Wallysson De Menezes Vieira: graduando em Designer pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)