Elaborando por: Vinícius de Almeida Silva, Lucas Pontes de Andrade e Prof.ª Marcele Elisa Fontana.

Ilustração de: Wallysson De Menezes Vieira.

O Chocolate Game é uma simulação da dinâmica industrial da produção e comercialização de chocolate ao logo de uma cadeia de suprimentos (CS), inspirado no Beer Game, desenvolvido na Sloan School of Management do MIT.

Objetivo do jogo

Otimizar o desempenho da CS, minimizando os custos totais e evitando problemas como excesso de estoque, falta de produtos e atrasos nas entregas. Dessa forma, os jogadores são desafiados a lidarem com o efeito chicote, um fenômeno onde pequenas variações na demanda do consumidor podem resultar em grandes oscilações nos níveis de estoque ao longo da CS. Diante disso, os jogadores precisam prestar atenção nas distorções que geram o efeito chicote, como falta de comunicação, atrasos nas informações e a falta de visibilidade ao longo da CS.

Elementos de Jogo

  • Quando jogado por apenas uma equipe o professor poderá mostrar as consequências da simulação e reforçar os conceitos;
  • Quando for possível aplicar com duas (ou mais) equipes, o professor poderá comprar as execuções, ganhando aquela CS com menor custo total.

___________________

PROFESSOR: aqui você tem acesso as regras e ao template do jogo.

Chocolate Game

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *