No dia 10 de abril de 2024, o projeto de extensão “Gamification Engineering Project” levou até a Escola Técnica Estadual (ETE) Porto Digital, situada no bairro do Recife antigo, Recife (PE), o jogo Arena REEE. A ação aconteceu vinculadas as disciplinas na área de ecologia e processos sustentáveis disponíveis na nova grade curricular do ensino médio. Duas turmas do 3º ano do ensino médio foram envolvidas.

O jogo Arena REEE foi estruturado de maneira a integrar elementos e informações, incentivando os participantes a desenvolverem um entendimento intrínseco sobre as implicações de suas decisões no contexto da gestão de resíduos eletroeletrônicos. Após cada rodada, é presumido que haja um momento de reflexão entre os jogadores ao analisarem através de suas escolhas e observarem a natureza de cada carta do porquê ganharam ou perderam aquela partida. O jogo combina elementos de estratégia, sorte e conhecimento sobre o tema, nesse processo interativo o jogo contribui para a consolidação do aprendizado e promove uma abordagem mais reflexiva esperando que os jogadores também internalizem o conhecimento e compreensão de maneira a promover uma mudança efetiva de comportamento e atitude. O jogo desenvolvido alcançou seu objetivo, ao passo que foi capaz de engajar os alunos de forma significativa e promovendo a aprendizagem. A reação positiva entre os alunos, e a reflexão dos mesmos em relação ao que foi apresentado, demonstra que o jogo foi capaz de contribuir para uma compreensão mais profunda e duradoura das questões relacionadas ao manejo responsável dos resíduos eletroeletrônicos.

ETE Porto digital