IMPORTANTE:
Prezados (as),
O setor fará uma pausa nos agendamentos por motivos de férias do servidor, voltando a receber novas solicitações a partir do dia 19 de julho.
Agradecemos a compreensão de todos!
Equipamentos
– Liquefator de Helio
– Dois regeneradores de Nitrogênio líquido.
A importância do Hélio junto o nitrogênio liquido com usos diversos, colocam a criogenia da UFPE como um potencial laboratório produtor de líquidos criogênicos fornecendo a comunidade interna e externa este importante recurso
Por que é importante a criogenia?
Principalmente pesquisas em baixas temperaturas desde o ponto de vista da matéria condensada e o estado solido, estabelecem os líquidos criogênicos como fundamentais para exploração de diversos fenômenos como supercondutividade, efeito Kondo, ordenamentos magnéticos, propriedades térmicas, etc. O emprego de hélio como um líquido de refrigeração, porém, apresenta diversas dificuldades. Seu baixo calor de vaporização necessita de técnicas de isolação sofisticadas. O hélio é o único elemento disponível em temperaturas abaixo de 14 K, o ponto triplo do hidrogênio. Na pressão atmosférica, hélio ferve em 4,2 K e reduzindo-se a pressão sobre o líquido com algumas técnicas, baixas temperaturas são alcançadas. Essa substância mostra um comportamento único em baixas temperaturas, na vizinhança de 4 K que faz ele de fato ser um elemento interessante em ser estudado também.
Industrialmente ele é usado principalmente em criogenias para o resfriamento de imanes supercondutores presentes em diversos equipamentos. Um desses equipamentos são os scaners de ressonância magnética, fundamentais no diagnostico de doenças e tratamentos. Com isto, a importância deste líquido criogênico junto com o mais popular que é o nitrogênio liquido com usos diversos, colocam a criogenia da UFPE como um potencial laboratório produtor de líquidos criogênicos fornecendo a comunidade interna e externa este importante recurso.
Criogenia df
Apoio a linhas de pesquisa do DF
A física da matéria condensada em baixas temperaturas oferece o acesso a uma diversidade de fenômenos envolvendo vários estados fundamentais da matéria como criticalidade quântica, férmions pesados, magnetismo localizado e itinerante, mecanismos de relaxação, interações de troca, contribuição eletrônica ao calor específico entre outros. Fenômenos como a supercondutividade, termoeletricidade e propriedades de transporte podem ser explorados desde um ponto de vista fundamental reduzindo significativamente as flutuações térmicas usando estes líquidos criogênicos. Com isto, a forte dependência desta importante linha de pesquisa dentro da UFPE com o acesso continuo a Nitrogênio e Hélio líquido faz com que a produção destes não possa ser interrompida permitindo assim um bom desenvolvimento de teses, dissertações e estancias pós-doutorais dentro do nosso departamento.
Faça seu cadastro na Criogenia
Nossa equipe
Gustavo Barbosa
Técnico do sector
Prof. Michael Cabrera Baez
Coordenador da Criogenia
Prof. Eduardo Padrón Hernández
Coordenador do Laboratório multiusuário do Departamento de Física