75 Anos UFPE
inovador
sustentavel
inclusivo
diverso

Em 2021, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) celebra 75 anos de existência e 15 anos de interiorização. Ainda com o nome de Universidade do Recife, fomos um dos primeiros centros universitários do norte e nordeste do Brasil, fruto da junção das instituições de ensino superior existentes em Pernambuco aquela época.


Desde então, celebramos a construção dos campi, a interiorização do ensino superior e, principalmente, as pessoas que fizeram e fazem da UFPE uma instituição reconhecida pelo ensino de qualidade e pela ciência que impacta a sociedade. Aqui, formaram-se professores, músicos, economistas, pensadores, influenciadores, cientistas, assistentes sociais, jornalistas e tantos outros profissionais que, hoje, espalhados pelo mundo, devolvem à sociedade conhecimento e melhorias na qualidade de vida de todos!

 

Mas o papel da Universidade ao longo desses 75 anos vai muito além da formação em sala de aula. Da capital ao interior, milhares de pessoas são impactadas diretamente

pelas ações que desenvolvemos juntos, pois a UFPE é feita pela união de forças de cada pessoa que por aqui passa. A universidade é um espaço de transformação!


E por falar em transformação, em 2021 também celebramos a interiorização da UFPE, uma das mais importantes e significativas conquistas dos últimos anos. A construção do Centro Acadêmico do Agreste (CAA), em Caruaru, e do Centro Acadêmico de Vitória (CAV), em Vitória de Santo Antão, representa a consolidação da expansão do ensino superior e dialoga com as necessidades de cada região. Antes restritos à capital, há 15 anos, diversos cursos de graduação e projetos de pesquisa e extensão voltados ao desenvolvimento das regiões interioranas contribuem com a qualidade de vida do povo pernambucano.


A partir de agora, você é nosso convidado para passear pela nossa história, celebrar as conquistas, reviver boas memórias e seguir formando pessoas que, assim como você, transformam o mundo!

LINHA DO TEMPO

Clique na linha do tempo e acompanhe a jornada dos 75 anos da UFPE.

HISTÓRIAS

Sete décadas e cinco anos é tempo para muita história. De pessoas, dos prédios, eventos e o que mais cabe neste universo de onde a universidade pública retira sua própria etimologia. Nós reunimos aqui algumas dessas curiosidades e resgates da memória que habita o campus para dividir com vocês.

 

São histórias que reforçam a importância e a dimensão que uma universidade tem no espaço público. A forma como articula encontros, como promove interações e alimenta toda sociedade com as ações de ensino, pesquisa e extensão. Mas também são histórias que surgem de fora, que cruzam o campus e que a UFPE se torna catalizadora da energia das pessoas.

 

E ninguém melhor para começar esse passeio do que Paulo Freire. Celebramos os seus 100 anos junto aos 75 da UFPE, o que inspirou a frase que acompanha nosso aniversário. Assim como o mestre dizia que a educação transforma pessoa, a UFPE reafirma seu papel em formar pessoas que transformam o mundo.

Pessoas que Transformam o Mundo

A canção nos diz “não precisa sofrer para saber o que é melhor pra você”. E as vidas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) nos ensinam que a educação melhora e transforma o mundo.

 

Em seus 75 Anos, a federal pernambucana traz “goles de vida” para narrar e identificar a amplitude do que as pessoas vivenciaram ao longo de suas trajetórias na universidade.

 

Neste espaço, diversas possibilidades de vivências serão levadas em consideração. Não só os grandes feitos, o heroísmo, mas também o que faz parte dos bastidores, as pessoas comuns que vivenciam e presenciam múltiplas realidades na UFPE.

 

O “Histórias de Vida” celebra, ainda, distintas formas de subjetividades contemporâneas, entrelaçadas nas vidas e trajetórias das “pessoas ufpeanas”. Elas compõem um jogo de intervenções entre vários campos dos saberes da UFPE.

 

Ao tratar destas histórias de vida, reconstruímos diversos caminhos trilhados pelos indivíduos para situá-los e destacá-los. Eles se tornam partes de uma realidade significativa para o presente da universidade.

 

São enredos, feitos reais e lembranças do humano na instituição. Articulamos suas experiências, do tempo na UFPE, para marcar desenvolvimentos institucionais. Além de nos possibilitar maior compreensão do mundo e da vida de cada indivíduo.

 

O ser humano, com suas constantes idas e vindas, não é dotado de identidade e vivência únicas. A fragmentação do indivíduo e das identidades é uma característica inerente à raça humana.

 

Este espaço permite entender quem somos, por meio de um olhar compreensivo sobre os nossos semelhantes, célebres ou anônimos. As histórias de vida têm um papel preponderante na UFPE, onde a busca por transformação é constante.

 

Confira, então, histórias da UFPE que nos conduzem, inquietam e ajudam a vivenciar o que acontece com quem faz a federal pernambucana, há 75 anos, “formar pessoas para transformar o mundo”.

Passarinho – Fotógrafo aposentado da UFPE

Lucas Inácio – Mestrando e graduado em Oceanografia pela UFPE. Cofundador do projeto EducaOcean, que leva a importância da conservação e preservação ambiental para as comunidades do Recife.

Abissal – Mestre e Doutor em Oceanografia pela UFPE, com pós-doutorado no Departamento de Química Fundamental. Fundador do Maracatu Real da Várzea

Eveli Eller – estudante de Biblioteconomia da UFPE, não-binarie, cantora e poeta. 

arte transforma o mundo

Assista abaixo vídeos comemorativos pela sanfoneira Karol Maciel e o dançarino Márcio Fellipe.

HOMENAGENS

Paulo Câmara – Governador de Pernambuco

Adicione o texto do seu título aqui
Adicione o texto do seu título aqui

GALERIAS

RECORDAÇÕES

Nesta galeria é possível revisitar registros dos acervos da UFPE sobre alguns acontecimentos importantes, corriqueiros e homenagens. É um espaço para conhecer um pouco mais sobre a história da Universidade.

ESTÁTUAS

Esta galeria tem o intuito de revisitar algumas estátuas que fazem parte do Campus Recife da UFPE, trazendo quem são as personalidades homenageadas através deste tipo de arte plástica e os acontecimentos históricos que estão por trás destas estátuas.

NOTÍCIAS

Clique nas notícias abaixo para ler as matérias completas no portal da UFPE. 

23/08

Inauguração ocorreu na sexta-feira (20), no auditório do centro

18/08

Inauguração da nova etapa do seu parque fotovoltaico faz parte das comemorações dos 75 anos da UFPE

16/08

O evento será realizado de forma on-line e para participar os interessados devem entrar em contato através do e-mail ou pelo WhatsApp

13/08

Espaço será utilizado para o desenvolvimento de estudos com micro-organismos causadores de doenças como a covid-19

12/08

Entre os destaques que já estão no ar estão histórias do educador Paulo Freire e vídeos com o fotógrafo Passarinho e o estudante de dança Márcio Fellipe

12/08

Os entrevistados são os estudantes Elisuane Maria, do curso de Nutrição, atendida pelo Nace; e Yure Gonçalves, do curso de Pedagogia e bolsista do Núcleo Erer

11/08

A solenidade, devido às restrições sanitárias por conta da covid-19, foi restrita a poucos convidados

11/08

Em vídeo, o reitor destaca a relevância da UFPE no cenário regional e nacional

10/08

Economia anual estimada será de R$ 1 milhão quando todas as unidades estiverem em atividade

10/08

Depoimentos, resgates históricos e entrevistas mostram a importância e a trajetória da Universidade

10/08

Programa tem apresentação das professoras Paula Reis e Maria Eduarda Rocha

10/08

Escolhidos vão fazer parte de um livro-objeto em comemoração aos 75 anos da Universidade Federal de Pernambuco

10/08

Estudantes atendidos pelo Núcleo LGBT, Nace e Núcleo Erer contam suas vivências na Universidade

10/08

Projeto é assinado pelos arquitetos Enio Eskinazi (professor aposentado da UFPE) e Claudio Manguinho (da ATP Engenharia, empresa que realizou os trabalhos)

10/08

Comemorações têm início hoje (10), com os 40 anos da Fade, e amanhã (11), aniversário da Universidade, com a reinauguração da Concha Acústica

Elaborado por:

Diretoria de Comunicação – Universidade Federal de Pernambuco

© UFPE – Todos os direitos reservados. 2021